Entrega de declarações do IR 2019 inicia em 7 de março
Divulgação/IR

Imposto de Renda

Entrega de declarações do IR 2019 inicia em 7 de março

Economia por Carina Bernardino em 25/02/2019 - 15:22

Mas o programa gerador do imposto de renda já está disponível para download no site da Receita Federal.

A Receita Federal do Brasil disponibilizou nesta segunda-feira (25) o programa gerador do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018. Pela plataforma, o contribuinte pode exportar os dados da declaração entregue no ano anterior, o que vai facilitar no novo preenchimento. O download pode ser feito no site da Receita Federal.

O software para computador pode ser baixado nos programas Windows, Mac, Linux e Solaris. No celular, os programas estrão disponíveis para os sistemas Android e IOS. Já a entrega das declarações do IR 2019 inicia na próxima semana, no dia 7 de março e vai até o dia 30 de abril. No período, a Receita Federal estima receber 30,5 milhões de declarações. Neste ano, devem declarar o IR quem recebeu rendimento tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018. É o mesmo valor da declaração do ano passado. Quanto mais cedo o contribuinte enviar os dados, mas rápido ele receberá a restituição do imposto. Lembrando que idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade nas restituições.

O contribuinte que não entregar a declaração no prazo legal poderá ser multado. A multa mínima prevista é de R$ 165,74. Já o valor máximo corresponde a 20% do imposto devido. As restituições do imposto de renda 2019 para quem não cair na malha fina ocorrem entre junho e dezembro. Outras informações no site do órgão ou pelo Receitafone, no número 146.  Em Maringá, o telefone da Receita Federal é o 3221 2222.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade