Opinião
Opinião
Empreender é a solução
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 28/10/2019 - 07:58Queremos ter sucesso na vida profissional. Mas quantos de nós se prepara efetivamente para isso? Poucos. A grande maioria vive ao sabor do imediato. Aposta na possibilidade da “boa maré” continuar. Apenas se esquece que a vida econômica e marcada por ciclos de bonança e tempestade. Turbulências ocorrem.
Nosso despreparo pode custar caro. Uma demissão coloca em risco um projeto de vida. Sonhamos o consumo, mas não nos preparamos para o ganho. Não organizamos a nossa vida para ter um mínimo de estabilidade financeira. O desemprego pode levar ao desespero. Porém, para alguns é a “prova de fogo” para mudar de comportamento.
Aqui temos que acreditar no empreendedorismo. A capacidade de apostar em um negócio próprio, por menor que seja. Abrir espaço em um mercado na venda de produtos e serviços. Tentar ser essencial em um mundo onde a competitividade é regra e inovar é fundamental. Fazer diferente.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o Paraná está em terceiro lugar no ranking de empresas no Brasil. Superou o Rio Grande do Sul, dados de 2017, os mais recentes. Hoje são mais de 411 mil empresas no Estado.
No Brasil, o número de empresas é de 4.881.336. Um crescimento de 16% no últimos 11 anos. Lembrando da maré econômica em baixa desde de 2014. Empreender foi a saída para os dilemas da crise. Independente do tamanho do empreendimento a ser montado.
Contudo, há outro temor após se montar uma empresa, o tempo de sobrevivência. Em média, parte considerável delas não passam dos cinco anos. O Paraná tem um dos melhores índices de sobrevivência de empresas no país, 85,5%. Os maiores índices são dos outros estados do Sul, o Rio Grande do Sul com 87,4% e Santa Catarina com 86,2%.
Temos que apostar nas empresas. Elas devem ser a resposta para os dilemas do futuro de muitos brasileiros. Isto já está acontecendo. Ser empreendedor é a resposta para relação capital e trabalho. Mas é necessário que haja de fato apoio financeiro e tributário às micros e pequenas empresas. Não a oratório que elogia e nada faz. Não podemos esquecer que são elas que mais empregam no Brasil.
Outro dado importante é a qualificação daqueles que desejam empreender. Ensinar a ousadia de saber lidar com a vida e com o dinheiro ainda na escola. Ter condições de se impor no mercado e não ficar a mercê da vontade dos outros, sempre na dependência de uma contratação. Independência financeira com qualidade tem no empreendedorismo a condição ideal.
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade