De acordo com os últimos dados disponibilizados pela Receita Federal, em 2018 projetos sociais voltados a crianças e adolescentes no Paraná receberam 16 milhões 877 mil reais de recursos destinados por contribuintes como parte do imposto de renda devido.
É pouco. O valor representa apenas 4,9% dos 343 milhões de reais que poderiam ser arrecadados.
O Ministério Público do Paraná fez um apelo a todo contribuinte. Em vídeo, a promotora de Justiça Luciana Linero, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, destacou a importância de contribuir com as políticas públicas, principalmente num ano de pandemia. [ouça no áudio acima]
Até essa quarta-feira, 30 de dezembro, os contribuintes também podem destinar parte do imposto devido ao Fundo da Pessoa Idosa, ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica e a projetos nas áreas de incentivo à cultura, à atividade audiovisual e ao desporto. Somadas todas as contribuições possíveis, os percentuais do IR devido que podem ser destinados chegam a 8% para pessoas físicas e 9% para pessoas jurídicas.