Encontrar um emprego não tem sido fácil. Para quem tem deficiência a situação pode ser ainda mais complicada. Mas existe lei que obriga empresas com mais de cem funcionários a abrir vagas para trabalhadores com deficiência. A cada cem funcionários, uma vaga. O gerente financeiro André Ferreira, diz que a empresa onde ele trabalha, com 110 funcionários, contratou uma pessoa com deficiência.
Desde o início do ano, 182 pessoas com deficiência foram contratadas em Maringá por meio da Agência do Trabalhador. Mas este número pode ser maior. E esse é o objetivo do I Fórum da Empregabilidade realizado na cidade nesta sexta-feira. Afinal, o aumenta também o número de pessoas que ficaram temporariamente incapacitadas para o trabalho e que precisam voltar ao mercado. Só este ano quase 400 beneficiários do INSS foram readaptados, segundo o gerente executivo da gerência regional do INSS, Valmir Thomaz.
O Fórum tem a missão de sensibilizar os empresários para absorver essa mão de obra, que precisa de oportunidades, conforme o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Miguel Fuentes Salas.
O Ministério Público do Trabalho também participa do evento, que está sendo realizado no auditório Hélio Moreira.