Entre maio e agosto deste ano, a Prefeitura de Maringá havia previsto gastar 141 milhões e 384 mil reais em despesas na área de educação. Entretanto, só utilizou 105 milhões 333 mil reais no período. Este é ao menos o segundo quadrimestre seguido em que se investe menos que o previsto.
Segundo dados do Portal da Transparência, Maringá tem 317 milhões de reais orçados para a área da educaçã; quantia para pagamento de servidores e investimentos como reformas e construção de centros.
Por determinação da Constituição, o município tem de investir 25% das receitas em educação.
No caso do segundo quadrimestre, é como se do valor total separado para o período, somente 18,63% tivessem sido usados.
Os dados foram apresentados em audiência pública na Câmara de Maringá, nessa quinta-feira (27), e preocupou o vereador Jean Marques. Na avaliação dele, tem de haver previsões claras para o investimento na área porque, daí, a quantia sempre é bem utilizada. Segundo o vereador, o município não pode deixar para a última hora e colocar o dinheiro em locais não prioritários.
O secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto, explicou que o orçamento do ano está sendo utilizado e que seis licitações para a área devem dar resultados em breve.