Na Coamo Agroindustrial Cooperativa, de Campo Mourão, a maior da América Latina, os 30 mil cooperados começaram a receber nesta segunda-feira (13), 194 milhões de reais. É a antecipação de parte das sobras, um momento tradicional e bastante esperado.
A cota de cada cooperado é proporcional à movimentação na cooperativa durante o ano. O dinheiro foi creditado na conta de cada cooperado e pode ser acessado por meio de um aplicativo.
Os agricultores associados à Coamo são do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, diz que o ano de 2021 foi difícil por causa da pandemia e do clima, mesmo assim o faturamento foi o maior dos 50 anos porque os preços das commodities explodiram. [ouça o áudio acima]
E a Cocamar, Cooperativa de Maringá também distribui sobras nesta segunda-feira: serão 135 milhões de reais para 16 mil cooperados, 35% a mais em relação ao ano passado.
É o 13o salário dos agricultores diz o produtor rural Ilton Krem. [ouça o áudio acima]
O produtor José Carlos Marques também vai usar o dinheiro para viagens e presentes de fim de ano. E se sobrar algum, será reinvestido na propriedade. [ouça o áudio acima]
Em fevereiro as duas cooperativas pagam o restante das sobras. A Coamo deve distribuir duas vezes e meia o valor de agora. O valor da Cocamar deve ser menor e geralmente essa parte, que é pequena, é doada para entidades assistenciais.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550