Dr. Batista e Evandro Araújo vão presidir comissões, na Assembleia
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Arquivo/CBN)

O Assunto é Política

Dr. Batista e Evandro Araújo vão presidir comissões, na Assembleia

O Assunto é Política por Diniz Neto em 20/02/2019 - 10:54

DE SAÍDA

O secretário de Gestão de Maringá, Rogério Calazans, conversou com o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e expôs a sua necessidade pessoal de deixar a administração. Ele é filho único e o seu pai necessita de acompanhamento para tratamento médico, o que inviabiliza neste momento a sua continuidade na equipe.

A sua saída ainda não se concretizou, mas deverá acontecer, em breve.

Calazans afirma que mesmo fora vai continuar apoiando e torcendo para o sucesso da administração Ulisses Maia. Ele também enfatiza que o único motivo da sua saída é pessoal, não havendo nenhum descontentamento ou problema na esfera profissional ou projeto político.

DR. BATISTA REELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O médico Manoel Batista da Silva Júnior, o deputado estadual Dr. Batista, foi reconduzido para a presidência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná. O mandato é de dois anos.

EVANDRO ARAÚJO ASSUME A PRESIDÊNCIA DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO

O deputado estadual Evandro Araújo (PSC) vai presidir a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Paraná. Ele também é membro da Comissão de Constituição Justiça (CCJ), a mais disputada da Casa, e foi eleito vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente.

Evandro Araújo tem domicílio eleitoral em Marialva e é o deputado estadual mais votada da região. Ele também é de partido ligado ao governador Ratinho Junior e tem grande influência nas decisões regionais e na Assembleia.

MULTAS PARA MOTORISTAS POR APLICATIVOS

O secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, fez contato ontem sobre a nossa nota relacionada a multas que estariam sendo aplicadas a motoristas de aplicativos, no aeroporto e outros locais, a partir de fotos. Ele negou a prática e disse que a secretaria está atenta ao problema e que isto não será permitido.

 LEGISLAÇÃO EM VIGOR

Por outro lado, me lembrou que há uma legislação municipal relacionada ao transporte por aplicativos, construída em reuniões a quatro mãos, onde todos tiveram a oportunidade de participar e opinar.

Pela lei, todos os motoristas devem estar cadastrados e as empresas devem pagar cerca de 8 centavos de impostos. O cadastro, segundo o secretário, inclui dados sobre os motoristas e vistoria dos veículos.

Não houve cadastramento, pelo que entendi, de nenhum motorista. Assim, todos os motoristas de aplicativos estão realizando transporte clandestino, passível de multa.

MOTO PARA O TRÂNSITO

A Prefeitura entregou ontem 6 motos Yamaha MT 07, com quase 700 cilindradas, para a Semob (trânsito). O valor unitário teria sido de R$ 45.900. A internet se encheu de publicações mostrando que as motos estão cotadas no mercado a um valor pelo menos 20% menor, sem contar que o desconto para compra de seis unidades deveria ser maior.

A alegação de que a diferença é para os equipamentos também foi bastante contestada, inclusive com publicação dos preços dos equipamentos cotados em sites de vendas na internet.

Outra dúvida levantada é sobre a potência das motos compradas, de 689 cilindradas: Porque motos tão potentes? Motos de 350 cilindradas, bem mais baratas, fariam o trabalho, afirmam pessoas que conhecem o setor.

A administração encaminhou informações sobre quais motos outras prefeituras utilizam para a fiscalização e procedimentos no trânsito. Os agentes de Curitiba usam Hornet 600 four; Brasília BMW 800 gs e Honda Hornet 600; Rondônia Honda Transalp 700; PM Maringá Honda CBR 1000; Atibaia Tiger 800.

Sobre o valor, a explicação é que "as motos vem equipadas com sirene, bauleto, protetores, pintura personalizada e as luzes de emergência". "Se alguém tem como vender mais barato pode participar da licitação. A prefeitura paga rigorosamente em dia".

CRITICAS AO PREFEITO

Na sessão de ontem, vereadores usaram a tribuna para criticar o prefeito.

Mario Verri (PT), criticou a nomeação de João Luiz Regiani no Procon.

O vereador Sidnei Telles cobrou da prefeitura o cumprimento de leis aprovadas na Câmara, sancionadas pelo prefeito, mas não obedecidas pela administração.

 1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DO ROCK

Participei ontem da 1ª Conferência Estadual do Rock, realizada à noite, no Auditório Hélio Moreira. A organização foi de Ronaldo Marques, com convidados de alto nível, entre lendas do rock do Paraná, famosos, educadores, músicos e pessoas que gostam da música.

Farei postagem sobre a conferência durante o dia na coluna Zona Livre no Portal GMC Online.

TJPR ABSOLVE ELIAS LIMA E MANTÉM SEUS DIREITOS POLÍTICOS E ELEGIBILIDADE

Na tarde desta terça-feira, 19/2/19, o TJPR, por unanimidade, absolveu o ex-prefeito de Engenheiro Beltrão de improbidade com inelegibilidade e suspensão dos direitos políticos.

Elias Lima foi acusado pelo Ministério Público de ter contratado irregularmente uma ONG para prestação de serviços públicos, irregularidade não existente e assim agora reconhecida pelo TJPR segundo a defesa.

De acordo com os advogados de Elias, Cesar Vianna, Barcelos Alarcon (Anderson Alarcon) e Carla Karpstein, na decisão desta tarde o TJPR desclassificou a acusação e o absolveu da suspensão dos direitos políticos, mantendo sua elegibilidade e regularidades intactas.

Elias é reconhecido por sua principal bandeira: a saúde. Não à toa é o gestor do SUS Ministério da Saúde do Governo Federal desde a gestão anterior em todo o Estado do Paraná.

O cenário para 2020 promete.
Colaborou com informações Francine Silva.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade