Desemprego não é o fim
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Desemprego não é o fim

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/04/2019 - 09:02

Quantos brasileiros estão se sentimento ameaçado pelo desemprego. Ele pode chegar, às vezes quando menos se espera. Em tempos de crise, isto é muito comum. Não é a incompetência que demite as pessoas, mas o corte de gastos. O que não é nada incomum.

Em diversos setores, os cortes de pessoal são uma constante. Você vê companheiros de trabalho “tombarem” ao seu lado. Como numa guerra de luta pela sobrevivência. Espera-se sobreviver no trabalho. Crescer na empresa, expandir a carreira, fica para segundo plano. Quem sabe o que será o “amanhã”?

O grande problema da empregabilidade é a “zona de conforto”. Considerar que a vida dentro de uma empresa irá durar para sempre. Postergar a qualificação, o aprimoramento profissional, construir um plano de carreira. Não podemos ser ingênuos, tudo tem seu fim. As relações pessoas ou profissionais são perecíveis, acabam. Se dura a relação, ela precisa de renovação, de mudança. Nada permanece mantendo-se intacto, sem adaptações, revisões, transformações.

Uma boa dica é qualificar-se. Mas para isso, escolher uma direção para sua carreira profissional partindo de onde você está e onde deseja chegar. Trace seu caminho. Construa uma possibilidade concreta de ação. Os passos a serem tomadas necessitam de orientação. Quando se tem, as dúvidas são poucas e os impasses e inseguranças também.

A dica é para uma carreira profissional, mas vale, de certa forma, para a vida pessoal. Temos que entender que tudo pode ter um fim. Nada permanece. Exatamente o que mais tememos é o que pode abrir portas para chegarmos à realização, pessoal ou profissional. A mesma mudança que tememos é aquela que traz a solução para os nossos dilemas.

Por isso, o desemprego não é o fim. Ele pode ser um bom recomeço. Uma oportunidade de mudança. O fim de algo dá espaço para novas oportunidades ou possibilidades. Sair da zona de conforto é o passo para o nosso crescimento pessoal, para não sermos mais os mesmos. Algo que todos desejam.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade