Depois da repercussão negativa, Maringá diz que as ‘barreiras’ serão educativas
Forças de segurança realizam barreiras nas principais entradas de Maringá | Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Covid-19

Depois da repercussão negativa, Maringá diz que as ‘barreiras’ serão educativas

Cidade por Luciana Peña em 01/03/2021 - 09:01

No fim de semana, o prefeito Ulisses Maia anunciou barreiras sanitárias para impedir a entrada na cidade de pacientes de municípios que não estão cumprindo o decreto estadual.  Entre as cidades citadas pelo prefeito nas redes sociais estão Sarandi, Mandaguari, São Carlos do Ivaí e Cianorte.

Em Cianorte, o prefeito Marco Franzato publicou um vídeo nas redes sociais um pouco antes de baixar o próprio decreto municipal, anunciando que seguiria o decreto estadual, pelo menos em relação às principais medidas restritivas. [ouça no áudio acima]

Mas o decreto em Cianorte permite a abertura do comércio não essencial com 50% da capacidade. E pede para que as lojas não façam promoção que gere aumento na procura pelo estabelecimento.

Cianorte foi citada pelo prefeito Ulisses Maia nesse fim de semana nas redes sociais como exemplo de cidades que não estariam cumprindo à risca o decreto estadual e anunciou que montaria barreiras sanitárias nas entradas de Maringá para não receber pacientes dessas cidades.

Milhares de internautas comentaram. A medida recebeu apoio, mas também foi condenada por muitos seguidores do prefeito.

Nas páginas da CBN Maringá, a notícia das barreiras sanitárias também foi criticada como uma ação inconstitucional.

No final do domingo, a prefeitura anunciou que depois de notícia de que vários municípios da região voltaram atrás e decidiram seguir o decreto estadual, o prefeito Ulisses Maia propôs que as barreiras sejam instaladas, mas funcionem de forma “educativa”.

Cianorte pertence a 13ª Regional de Saúde, da qual é referência, mas também pertence à macrorregião noroeste. Se precisar de leitos, trará pacientes a Maringá.

Na página da prefeitura não há informação sobre alteração no decreto nº 38 de 26 de fevereiro. Na página do prefeito Marco Franzato no Facebook, a última postagem é de sábado à noite comemorando a vitória do Cianorte sobre o Atlético Paranaense.

Mandaguari também foi citada pelo prefeito Ulisses Maia, mas a prefeita Ivonéia Furtado, não se incomodou. Disse que Mandaguari cumpre à risca o decreto estadual. [ouça no áudio acima]

A prefeitura de Sarandi divulgou uma nota esclarecendo que está cumprindo o decreto estadual e que as notícias informando o contrário são falsas.

Em um áudio que circula na internet, que seria do prefeito Zé Luiz Santos, ele critica o prefeito Ulisses Maia.

No Facebook, o prefeito de São Carlos anuncia o decreto municipal seguindo o estadual e com atividades não essenciais fechadas. [ouça no áudio acima]

A Prefeitura de Maringá informou que as barreiras educativas foram confirmadas em reunião do Grupo de Trabalho que define as estratégias relacionadas às ações de combate ao coronavírus.

Atualizado às 09h38: O prefeito de São Carlos do Ivaí confirmou que os áudios que circulam na internet criticando o prefeito Ulisses Maia são dele.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade