Cultura é essencial
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Cultura é essencial

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 12/08/2019 - 08:30

Costumamos desprezar a cultura. Consideramos uma perfumaria. Há um conceito de que quando se fala em investimento cultural estamos perdendo tempo, dinheiro, um luxo. Não é! A cultura é elemento fundamental para vivermos com um sentido de vida elevado. Sem ela, não há como entender, refletir e mudar nossas ações. A cultura nos enriquece como seres humanos.

Se vivemos em um ambiente tenso, com contradições e dilemas, conflitos, talvez o que nos falte é qualidade cultural. Entender com toda a dimensão necessária o que estamos vivendo. Ir a fundo nas questões que presenciamos. Saber viver com uma visão mais ampla das pessoas, dos ambientes da nossa própria história. Dar sentido à vida é cultura.

No Brasil há uma dificuldade imensa de se captar recursos para a cultura. De cada 10 projetos aprovados pela Lei Rouanet, apenas três recebem recursos da inciativa privada. Além do que, destes, apenas 3% conseguem valores entre 90 a 100% do que foi pedido. Há uma distância entre empresas e cultura.

Hoje cresce uma onda de desrespeito a produção cultural. Vivemos temos difíceis de reflexão sobre valores importantes que orientam nossas ações. Já não estamos mais dispostos a debater com tranquilidade a diversidade. Há um antagonismo de ideias que devem ser entendidos com consciência e civilidade. Mas o ambiente não é propício para a cultura. Uma pena.

Este ano ocorreu uma redução dos recursos destinados a cultura. A própria Lei Rouanet está ameaçada. De R$ 60 milhões previstos em 2018, este ano os recursos chegam somente a R$ 1 milhão. Um risco aquilo que pode ser uma resposta a muitos dos nossos problemas. Temos que levar a cultura a sério ou não conseguiremos entender a seriedade das questões que nos cercam. Cultura posse ser diversão, mas não brincadeira.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade