Opinião
Opinião
Cuide do que pensa
O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 02/01/2024 - 08:00
Nem tudo depende de nós.
Você é daqueles que espera uma resposta pronta? Ela não existe. Soluções fáceis? Também não.
Quando a coisa complica e tudo parece obscuro sem saída é que temos que ter a certeza de que haverá um amanhã. A vida segue um fluxo que não é controlado por nós em parte. Tem horas em que não depende da nossa vontade.
Agora estamos começando o Ano Novo, 2024. O que nos espera?
Só saberemos vivendo. Podemos antecipar, mas nada será exatamente como planejamos. E mesmo quando tudo parece ocorrer como havíamos pensado, ao viver, não será totalmente aquilo que imaginamos. Não se projeta uma vida perfeita, apenas se tem intenções.
Rotular não é conhecer.
Uma das melhores formas de viver 2024 é não colocar definições, sentenças e imposições. Não rotule, apenas aprenda a compreender aquilo que não conheça. Não exija que as coisas sejam como você deseja, mas deseje viver a vida compreendendo como ela é.
O nosso problema com a mudança é que queremos ser diferentes e não entendermos por que as coisas são como são. Se fossemos mais dedicados em conhecer a condição real que vivemos teríamos uma chance imensa de fazer uma mudança mais assertiva.
E deixo aqui algo para que possamos refletir juntos. Um primeiro passo para iniciarmos o nosso reconhecimento é não transferir responsabilidades, arrumar desculpas. Gastamos mais tempo colocando na boca dos outros e na atitude deles o que não reconhecemos como uma característica nossa.
Faça sua parte e cuide da sua vida.
Nos preocupamos mais com o que está na mente dos outros do que aquilo que consome os nossos pensamentos. Marco Aurélio, pensador romano, considera que é infeliz aquele que busca conhecer o que se passa na mente dos outros. Para o “imperador filósofo”, devemos nos preocupar mais com o que se passa na nossa.
Como diz o ditado, cuide mais do que sai pela sua boca do que o que entra pelo seu ouvido. Afinal, quem já não falou demais e ouviu de menos? Não seja mais um a fazer isso. Eu já fiz e me arrependo.
Se fizer este exercício de cuidar da própria existência e dos efeitos que ela faz na vida dos outros, seu ano já terá começado bem e será melhor.
Feliz 2024!
Notícias da mesma editoria
Opinião
Opinião
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade