Crédito consignado pode ser uma saída para famílias endividadas
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Economia

Crédito consignado pode ser uma saída para famílias endividadas

Economia por Luciana Peña em 23/12/2024 - 09:23

77% das famílias brasileiras têm dívidas. O cenário econômico torna o crédito menos acessível e mais caro. Especialistas indicam o crédito consignado para quem precisa esticar a renda, sem cair na armadilha dos juros.  

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente no salário do servidor público ou assalariado CLT ou ainda no benefício de aposentados e pensionistas.

No caso dos trabalhadores da iniciativa privada, a empresa precisa ter um convênio com alguma instituição financeira.

Os especialistas apontam as vantagens do crédito consignado, que tem juros menores na comparação com outras modalidades de crédito, uma vez que o risco de inadimplência é menor também.

É uma saída para os milhões de brasileiros que precisam esticar a renda.

E 77% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Reinaldo da Silva Júnior, especialista em crédito consignado, explica a opção estratégica do crédito consignado. [ouça o áudio]

Embora o cenário econômico esteja desfavorável, com inflação e juros em alta, a orientação é sempre organizar as finanças e ter reserva financeira.

E existem ferramentas tecnológicas que ajudam empresas e colaboradores a administrar o orçamento e o crédito. [ouça o áudio]

A previsão é que a taxa básica de juros, a Selic, se mantenha alta até meados de 2025, quando se espera uma desaceleração da inflação.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade