Convenções partidárias, presencial ou virtual, movimentam cenário político de Maringá
Divulgação/TSE

Eleições 2020

Convenções partidárias, presencial ou virtual, movimentam cenário político de Maringá

Eleições 2020 por Redação CBN Maringá em 03/09/2020 - 06:30

O período para realização das convenções municipais para escolha de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores teve início no dia 31 de agosto e irá até 16 de setembro.

Em razão da pandemia da Covid-19, alguns partidos de Maringá optaram por realizar a convenção de forma virtual. Para as eleições deste ano, o TSE autorizou vários procedimentos online, da convenção partidária ao registro de candidaturas, como forma de atender as recomendações médicas e sanitárias.

Os partidos que decidiram realizar a convenção no sistema tradicional, de forma presencial, irão adotar as medidas de distanciamento, sanitárias e uso de máscaras, como é recomendado pelos órgãos de saúde e determinado em decreto municipal. O número de participantes também será restrito, permitido a filiados com direito a voto, para evitar aglomeração.

 

Em Maringá, o Progressistas foi o primeiro partido a decidir o nome que irá disputar a Prefeitura de Maringá. A convenção ocorreu na segunda-feira (31). A candidata é a ex-comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel Audilene. O candidato a vice-prefeito deverá ser escolhido na coligação com outros partidos.

 

Nesta quinta-feira (03) será realizada a convenção municipal do partido Patriota, que tem como pré-candidato a prefeito, o advogado Eliseu Fortes. O evento será presencial, com início às 20h.

 

No sábado (05), dois partidos realizarão as convenções municipais.

A convenção do Avante será às 15h, de forma presencial. O partido tem como pré-candidato a prefeito, o advogado Rogério Calazans.

Também às 15h, mas de forma virtual, o PSOL - Partido Socialismo e Liberdade realizará sua convenção. O pré-candidato a prefeito é o professor Edmilson da Silva.

 

Na próxima semana, no dia 07, o partido Cidadania irá realizar a convenção, às 10h, de forma presencial e deverá lançar o nome do advogado Valdir Pignata para disputar a Prefeitura de Maringá.

 

O PDT- Partido Democrático Trabalhista irá realizar a convenção no dia 11, às 19h, de forma presencial. O partido tem como pré-candidato o engenheiro José Márcio Peluso.

 

No dia 12, o Democratas, PROS - Partido Republicano da Ordem Social e PSB - Partido Socialista Brasileiro realizam as convenções partidárias.

O Democratas irá se reunir, às 11h, de forma presencial. O pré-candidato a prefeito do partido é o médico e deputado estadual Doutor Batista.

O PROS fará a convenção às 17h, também de forma presencial e deverá lançar o advogado e deputado estadual Homero Marchese para disputar a prefeitura de Maringá.

PSB  realizará convenção de forma presencial. A convenção, começará às 9h. O partido não irá lançar candidato a prefeito, mas sim para vereador. 

 

No dia 13, o PT – Partido dos Trabalhadores realizará a convenção, a princípio de forma virtual, às09h. O pré-candidato do partido é o artista plástico e vereador Carlos Mariucci.

 

Seis partidos realizarão convenções no dia 15.

A convenção do partido Solidariedade está marcada para às 09h, de forma presencial e deverá escolher o empresário do setor de agronegócio e ex-prefeito Carlos Roberto Pupin para disputar a Prefeitura de Maringá.

O Podemos também realizará a convenção às 09h, de forma presencial. O pré-candidato a prefeito do partido é o gestor público José Luiz Bovo.

O PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira irá realizar a convenção às 14h, de forma presencial. O pré-candidato a prefeito do partido é o empresário Evandro de Oliveira.

A convenção do partido Rede Sustentabilidade será às 17h, de forma presencial com a escolha dos candidatos a vereador. O partido não irá lançar candidato a prefeito.

O PTC – Partido Trabalhista Cristão fará a convenção, às 19h, de forma virtual. O pré-candidato a prefeito do partido é o empresário Anníbal Bianchini.

O Novo também realizará a convenção partidária de forma virtual, no dia 15, às 19h. O partido não terá candidato a prefeito, mas sim para vereadores.

 

A data da convenção do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro será dia 16, às 09h30, de forma presencial. O partido não irá lançar candidato a prefeito.

A data da convenção do PL - Partido Liberal será no dia 16, às 15h, de forma presencial. O partido tem dois pré-candidatos, a empresária Akemi Nishimori e o delegado de polícia e deputado estadual, José Jacovós. 

O PSL - Partido Social Liberal realizará a convenção no dia 16, de forma presencial, às 18h. Se haverá candidatura própria a prefeito ou coligação, será decidida na convenção.

Também no dia 16, o MDB - Movimento Democrático Brasileiro realizará a convenção e deverá se coligar com o PSD para lançar Edson Scabora novamente como vice-prefeito de Ulisses Maia. A convenção será presencial.

O PSD -  Partido Social Democrático ainda não decidiu a data, mas provavelmente será no último dia permitido pela legislação eleitoral, dia 16, de forma presencial e virtual. O prefeito Ulisses Maia deverá se candidatar à reeleição.

(atualização 03/09, às 16h43) 

(atualização 05/09, às 08h58 - para informar mudança na data da convenção do PSB)  

(atualização 09/09, às 13h53)

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade