Janeiro começa com muitas contas a pagar. E uma delas é o IPTU. Em Maringá foram confeccionadas 180 mil guias do IPTU 2022.
A distribuição começou nesta segunda-feira (3), com a possibilidade de emissão pela internet, nos totens de autoatendimento em diferentes pontos da cidade e na Praça de Atendimento do Paço Municipal.
As guias também serão entregues pelos Correios.
Na Praça de Atendimento, foi montada uma estrutura para atender os contribuintes.
Cida Souza não sabe navegar na internet e para imprimir a guia precisaria da ajuda dos filhos, que estão viajando.
Mas ela tem pressa para retirar a guia e foi ao Paço Municipal. [ouça o áudio acima]
Norma de Oliveira também nem tentou o site, foi direto à Praça de Atendimento. [ouça o áudio acima]
Pela manhã, houve registro de instabilidade no site da Prefeitura de Maringá. Segundo a assessoria de Comunicação, foi em função do volume de acessos. A orientação é que o contribuinte tente mais tarde.
Marcela da Silva diz que o sistema também caiu quando ela estava na Praça de Atendimento do Paço Municipal. [ouça o áudio acima]
O IPTU pode ser pago à vista com 10% de desconto, um pouco mais do que o reajuste aplicado este ano, até 25 deste mês. E com 7% de desconto até dia 10 de fevereiro.
O parcelamento pode ser feito em 12 vezes, com o vencimento da primeira parcela em 25 deste mês.
A Secretaria de Fazenda estima arrecadar R$ 125 milhões com o pagamento do imposto à vista.
O pedido de isenção deve ser protocolado até 31 de março. Os beneficiados são aposentados, pensionistas, maiores de 65 anos de idade, portadores de necessidades especiais, entre outros. Os requisitos são ser o proprietário do imóvel e ter uma única propriedade, residir no local e renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550