Consumidores da Black Friday devem antecipar pesquisas de preço
Divulgação

Alerta

Consumidores da Black Friday devem antecipar pesquisas de preço

Economia por Carina Bernardino em 16/11/2018 - 15:00

O alerta é do Procon, para que todos fiquem atentos com os ‘super descontos’ oferecidos na data. 

A campanha Black Friday será realizada no próximo dia 23, mas quem pretende fazer compras na data deve seguir algumas orientações importantes. O Procon de Maringá alerta que é preciso monitorar lojas físicas e online com antecedência, para evitar pagar preços abusivos no dia. Também é preciso analisar a variação de preço, frete, prazo de entrega, formas de pagamento e garantias de qualidade e troca.

Em relação à compra de produtos na promoção, o Procon explica que garantia legal é de 90 dias, mas que as lojas não são obrigadas a efetuar a troca dos produtos vendidos, exceto se estiver com defeito. Outra observação é que quando o estabelecimento aceita fazer trocas, o consumidor tem que ficar atento aos prazos e regras estabelecidos pela loja.

Para compras pela internet, fique atento aos sites falsos. O tipo mais comum de fraude é por emissão de boleto bancário.  O órgão orienta os internautas a conferir a razão social, o endereço físico, telefone e CNPJ da loja virtual antes de comprar. Pelo site da Receita Federal é possível verificar se o estabelecimento existe e se está ativo.

Outra dica importante é desconfiar de super descontos e promoções. Duvide sempre que as ofertas forem muito diferentes de outras lojas. Tente fazer comprar sempre pelo mesmo computador pessoal e mantenha o equipamento com o antivírus atualizado. Caso o cliente se sinta lesado durante a Black Friday um dos caminhos para reclamar é pelo Portal Consumidor.gov.br

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade