Geralmente as mudanças nas empresas vêm de cima para baixo. O objetivo é sempre melhorar os processos internos para aumentar a produtividade.
Especialistas de fora indicam o que precisa mudar dentro da empresa. Mas por que não ouvir também quem já está lá dentro e conhece de perto as “dores” do dia a dia?
Foi o que fez uma construtora com filial em Maringá. O grupo empresarial, que tem cinco mil colaboradores no Paraná e em São Paulo, criou dois programas de intraempreendedorismo.
Um deles estimula os colaboradores a propor ideias inovadoras e disruptivas para o setor da construção civil. O outro programa é voltado mais ao setor administrativo e ao atendimento ao cliente.
Além de dar voz aos funcionários, os programas também dão prêmios para os projetos aprovados.
Everton Avansi é um dos funcionários premiados. Ele é coordenador de sistemas e teve mais de uma ideia incorporada aos processos internos, entre elas a centralização da gestão eletrônica de documentos. [ouça o áudio]
Os funcionários só precisam inscrever as ideias numa plataforma criada pela empresa. E cada proposta é avaliada. No ano passado, no primeiro ciclo do programa, 65 ideias foram propostas. No segundo ciclo, o número aumentou para 178.
O superintendente Michael Vicentim explica o intraempreendedorismo. [ouça o áudio]
Os funcionários que participam do programa recebem bônus em dinheiro de acordo com o ranking de melhores ideias.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550