Comissões dão 'ok' ao reajuste do IPTU de Maringá
Agência Brasil

Economia

Comissões dão 'ok' ao reajuste do IPTU de Maringá

Economia por Victor Simião em 06/12/2018 - 15:52

Projetos que reajustam o imposto devem entrar em discussão na próxima terça-feira (11). Valor ficou em 4,53% para 2019. 

As comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara de Maringá deram parecer favorável ao reajuste do IPTU de Maringá. Os projetos que reajustam o item na cidade devem entrar em discussão na sessão da próxima terça-feira, dia 11.
O reajuste em 2019 ficou em 4,53%, que é o valor do IPCA 15, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O pagamento à vista vai gerar desconto de 10% em janeiro; em fevereiro, de 7%. O municipio esperar arrecadar ao longo do ano 180 milhões de reais com o IPTU.
Segundo o vereador Sidnei Telles, do PSD, presidente da comissão de finanças, o projeto já tinha sido discutido anteriormente com a prefeitura. Por isso, não houve nenhuma surpresa durante a análise. Entretanto, Telles aponta que deveria haver em breve uma nova avaliação das plantas do IPTU porque imóveis antigos estão defasados nesse quesito. E, com isso, o município perde dinheiro. O vereador explica que no caso do ITBI, o imposto sobre a transição de bens e imóveis, o valor está correto e atual.

O valor do reajuste do IPTU foi divulgado na semana passada. O desconto para o pagamento à vista para o ano que vem diminuiu. Segundo a prefeitura, é que como houve redução na taxa básica de juros, e o município tem dinheiro aplicado, foi necessário também abaixar o índice de desconto.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade