Com a volta ao trabalho dos médicos peritos, atendimento no INSS se normaliza
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Previdência Social

Com a volta ao trabalho dos médicos peritos, atendimento no INSS se normaliza

Saúde por Luciana Peña em 20/10/2020 - 10:55

Mas na fila da perícia médica seguem os dramas de segurados que contribuíram anos para a Previdência Social, mas não conseguem benefício quando precisam.

Este ano foi difícil para quem precisou passar pela perícia médica do INSS. Primeiro foi a pandemia, depois a greve dos médicos peritos.

Com a volta ao trabalho dos médicos, no final de setembro, a situação se normalizou.

Dorival Ramos fez uma cirurgia e ficou 40 dias afastado do trabalho. Os primeiros 15 dias foram por conta da empresa e os outros 25 dias ele espera receber do INSS. Vai passar por uma perícia médica para que o benefício seja liberado.

Ele diz que o agendamento foi rápido. [ouça no áudio acima]

O caso de Dorival é simples. Há outros bem mais complicados. Um exemplo é o drama enfrentado pelo marido da Cristina Correa.

Deivid Correa briga na Justiça para conseguir o benefício de aposentadoria por invalidez. Segundo Cristina, ele contribui há vários anos para o INSS. Na empresa atual está há três anos registrado.

O médico da empresa diz que ele não tem condições de trabalhar e Deivid foi afastado.

Está passando por mais uma perícia para tentar o benefício que até então tem sido negado. [ouça no áudio acima]

História parecida é a do Jorge Santos. Ele também já passou por várias perícias. Foram sete em quatro anos. Os médicos do INSS dizem que Jorge pode trabalhar. Mas ele não consegue emprego por causa dos problemas de saúde. Segurado por 22 anos, Jorge quer qualquer benefício. [ouça no áudio acima]

A CBN tentou contato com o INSS em Brasília, mas o telefone da Assessoria de Comunicação Social não atende. E enviamos um e-mail para a assessoria de comunicação em Curitiba e aguardamos um retorno.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade