Cinco presos da cadeia de Jandaia do Sul são transferidos para CCM
Divulgação Depen

Determinação judicial

Cinco presos da cadeia de Jandaia do Sul são transferidos para CCM

Segurança por Carina Bernardino em 28/11/2018 - 19:06

Até maio de 2019, pelo menos 60 detentos condenados virão para o sistema prisional de Maringá

Após determinação do Ministério Público do Paraná, 60 detentos, dos 100 que estão na cadeia pública de Jandaia do Sul, terão que ser transferidos para outro local no prazo de até 180 dias. Como o município é vinculado a Vara Criminal de Maringá, os detentos serão trazidos para o sistema prisional daqui. As transferências, inclusive, já foram iniciadas.

O juiz da Vara Criminal de Jandaia do Sul, João Gustavo Rodrigues Stolsis, disse que o Estado tem que seguir um cronograma, que prioriza dez transferências por mês. Como cinco foram feitas em novembro, em dezembro ocorrerão as demais previstas para o mês. A decisão foi tomada durante reunião realizada há 15 dias com representantes do Depen – Departamento Penitenciário do Paraná.

A liminar ainda específica que após finalizar as transferências, a cela provisória da cadeia de Jandaia do Sul deverá abrigar apenas presos em flagrante. Ainda segundo o MP, em 2019 o minipresídio da cidade não poderá receber nenhum detento condenado, somente provisório. E se a decisão for descumprida, o Estado será multado em R$ 100 mil por cada grupo de presos não transferido.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade