O porto de Paranaguá, no Paraná, vem batendo recordes de exportações.
Boa parte é de grãos, principalmente soja produzida no interior do estado. Uma vantagem do porto é a agilidade no sistema de carregamento, diz o diretor-presidente do Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva. [ouça o áudio acima]
A logística facilita o caminho até o maior comprador da soja: a China. O país asiático é o grande responsável pelos números crescentes nas exportações de commodities.
E está ajudando a inflar os resultados da balança comercial de cidades do interior do país.
Das 20 cidades que mais exportaram este ano no Brasil, 15, ou 75%, têm a China como principal parceiro comercial e destas, 14 são cidades do interior, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
É o caso de Maringá, no interior do Paraná, que de janeiro a maio deste ano teve um aumento de 24% nas exportações, na comparação com o mesmo período do ano passado, ficando em 2ª posição no ranking do estado e na 15ª posição no ranking nacional, explica a economista Juliana Franco. [ouça o áudio acima]
O agronegócio se beneficia da gula consumidora do gigante asiático. O vice- presidente da maior cooperativa agropecuária de Maringá, José Cícero Aderaldo, diz que os produtores podem aumentar a produção com a tranquilidade de um mercado consumidor garantido. [ouça o áudio acima]
A China é também um importante parceiro econômico nas importações. 54% do que Maringá compra lá fora são produzidos pelos chineses: bens manufaturados e tecnologia como medicamentos e placas fotovoltaicas.
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