Carteira de Trabalho Digital já substitui documento físico no Brasil
Foto: portal.esocial.gov.br

Aplicativo

Carteira de Trabalho Digital já substitui documento físico no Brasil

Economia por Carina Bernardino em 30/09/2019 - 17:56

O APP permite novos contratos, anotações de férias e de pagamentos eletronicamente. No entanto, o documento em papel continuará sendo emitido em Maringá por mais um tempo.

A partir da publicação a portaria  nº 1.065, em 23 de setembro, a Carteira de Trabalho Digital substitui a Carteira de Trabalho e Previdência Social em papel no Brasil. O aplicativo existe desde 2017, mas só agora o documento online passa a ser utilizado em substituição ao físico. Desenvolvido pelo Ministério da Economia e a Dataprev, a CTPS digital gratuita pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS e também pela internet pelo site Emprega Brasil (www.empregabrasil.mte.gov.br).

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento online sempre que precisarem fazer uma consulta. No entanto, a gerente da Agência do Trabalhador de Maringá, Clarice Chimirri, explica que a caderneta da Carteira de Trabalho antiga ainda continuará sendo o documento oficial do trabalhador, pelo menos por um tempo. Por conta disto, a unidade local vai continuar emitindo o documento físico. Em relação aos registros eletrônicos dos trabalhador, ela destaca que as empresas que utilizam o eSocial (programa que unifica os dados dos trabalhadores) estão aderindo ao sistema aos poucos.

A versão digital da Carteira de Trabalho tem como base o número do CPF do trabalhador e não a inscrição que consta no documento antigo, de papel. Com o lançamento oficial do Ministério da Economia, o empregador já poderá fazer contratações a partir do CPF do trabalhador. Vale destacar que, mesmo com o documento digital, a Carteira de Trabalho física deve ser preservada porque mostra contratos antigos do trabalhador. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade