Carro elétrico de três rodas será produzido em Maringá?
Foto: PMM/Divulgação

Wee

Carro elétrico de três rodas será produzido em Maringá?

Economia por Iasmim Calixto/GMC Online em 10/06/2023 - 17:13

Em novembro de 2021 foi apresentada à comunidade maringaense uma inovação no setor automobilístico que traria investimentos em tecnologia e criação de empregos para Maringá: o carro elétrico nacional, Wee, de apenas três rodas da montadora Kers, que se instalaria na Cidade Canção.

Em 2022, a então Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Comunicação e Turismo (hoje, reestruturada como Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo) informou à imprensa que as primeiras unidades dos carros elétricos seriam entregues ainda no primeiro semestre de 2022.

Contudo, desde a apresentação do veículo em Maringá, a montadora ainda não se instalou na cidade. Em entrevista exclusiva ao portal GMC Online, o CEO da Kers, Carlos Motta, comentou sobre a vinda da montadora para Maringá. Ele acredita que a empresa seja instalada na Cidade Canção em até cinco anos.

“Recebemos um convite de lideranças politicas e empresariais para levarmos o projeto à Maringá, mostrá-lo à sociedade e conhecer o ambiente de negócios. […] Entendemos sim que há um ambiente de inovação, um ecossistema desenvolvido de tecnologia, e um projeto de smart city“, disse Motta ao GMC Online.

“Eu acredito bastante nessa possibilidade [da montadora ser instalada em Maringá em até cinco anos]. Temos que ser resilientes porque, como sempre digo, esta é uma maratona, uma prova de resistência. Quando iniciamos o projeto, éramos questionados sobre a viabilidade da existência dos veículos elétricos, depois de nossa capacidade de desenvolvê-los, e fomos demonstrando a assertividade de nossa visão e nossa capacidade através dos fatos confrontados com os acontecimentos. Os GAP’S vão sendo eliminados com o passar do tempo através do trabalho intelectual, que é o principal ativo de uma empresa de base tecnológica. Veja que hoje há uma ociosidade de capacidade de se produzir 3 milhões de automóveis por ano no Brasil. Mas para nós será mais eficiente construirmos em Maringá, por exemplo uma planta adequada a nossa realidade […].”, completou.

Em relação aos incentivos promovidos pelo poder público para auxiliar a vinda da empresa a Cidade Canção, Motta explica que a gestão municipal ofereceu condições para a instalação da montadora em Maringá. “O que seria da alçada da prefeitura em termos de incentivos foi oferecido dentro do que a lei determina, assim como pelo governo do Estado.”

Modelo já passou por melhorias

Em relação ao modelo de veículo apresentado em Maringá em 2021, Motta afirma que diversas tecnologias do carro elétrico foram aprimoradas.

“Foram aprimoradas tecnologias, de baterias e motores, de itens de conforto e entretenimento. Estão também sendo desenvolvidos com uma empresa de Maringá, parceria fruto de nossas reuniões de trabalho na cidade, duas versões do veiculo que atenderão nichos muito promissores”, disse ao GMC Online.

Entre as versões do veículo elétrico para os nichos específicos, está um modelo de carro para motoristas de aplicativo de viagens e outro modelo para motoristas que trabalham com entregas de encomendas.

“Na mesma plataforma, o Wee, estamos projetando um modelo para atender a motoristas de aplicativo, cujas viagens levam apenas um passageiro em 70% das vezes ou mais. Isso corroboramos com pesquisas próprias e através de conversas com empresários do ramo de locação de automóveis, de Maringá inclusive, e o próprio CEO global da UBER afirmou em entrevista querer desenvolver um triciclo elétrico dois lugares para oferecer a seus motoristas parceiros. Outra versão é um veiculo de entrega para ‘ultima milha’, que é como chamam as empresas de e-commerce, principalmente, as viagens desde seus centros de distribuição até a casa dos clientes. Eles fazem as viagens de entrega com automóveis a combustão e levam peso e volume compatíveis com o Wee. Em ambos os casos, precisam migrar para a eletromobilidade para reduzir custos operacionais e emissões de poluentes, mas esbarram nos preços dos veículos elétricos hoje ofertados”, explicou Motta ao Portal GMC.

O projeto de desenvolvimento do carro elétrico Wee foi viabilizado pela Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto Inbramol. O carro tem capacidade para transportar duas pessoas e  promete redução de até 80% com os gastos de combustíveis e manutenção, além de ser um carro sem ruídos e emissão de gases.

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Foto: Kers/Divulgação
Foto: Kers/Divulgação
Foto: Kers/Divulgação
Foto: Kers/Divulgação

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