Brasil: navegando as cegas
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Brasil: navegando as cegas

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 30/04/2020 - 09:35

Vivemos um momento delicado. O que mais precisamos é de uma liderança coerente. Aquela que nos conduza de forma coerente, sem imposição, mas esclarecendo e nos informando, mantendo uma perspectiva positiva e ao mesmo tempo tomando as atitudes necessárias, por mais que dolorosas.

O líder dá o exemplo, demonstra com seus atos a preocupação com os liderados e age na perspectiva de diálogo. Toma a decisão pensando mais nos outros do que em si mesmo. Rompe com a pessoalidade e age com a racionalidade lógica necessária para cada momento. 

Quanto mais alto o cargo de liderança mais se exige do líder um comportamento coerente a função. Ele deve ser a altura do comando. Suas opiniões, expressões, maneira de condução, tem um valor singular, se agir de maneira incoerente, pode induzir a ações desnecessárias e prejudicar o andamento de uma solução.

A liderança expressa em seu comportamento a preocupação de inclusão e não da exclusão. Sabe dividir responsabilidades e delegar, contudo, é coerente o suficiente para acompanhar os liderados que tem comando sobre sua supervisão e controle. Não teme a decisão tomada, mas é cauteloso nas ações que toma.

Tudo isso que descrevi acima é exatamente o que não temos, um líder. Vivemos um momento de crise sem orientação. Navegamos de forma desordenada e com dores necessárias e desnecessárias sem a dimensão exata do custo de cada perda. Estamos assistindo a vidas perdidas que nos custam caro e as perdemos em vão? Não podemos permitir isso.

A perda de vidas nos custa muito caro para não termos uma liderança que nos leva a algum lugar melhor. É irônico, mas a falta de liderança nos condena a mais perdas e nos coloca em uma crise ainda maior. Aumentamos o problema que da pandemia, que não é pequeno, e podemos sair da crise menores do que entramos em todos os sentidos.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade