Aneel propõe taxar em 63% o uso da rede pelos produtores individuais
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Energia solar

Aneel propõe taxar em 63% o uso da rede pelos produtores individuais

Economia por Luciana Peña em 29/10/2019 - 09:55

Empresários de Maringá se mobilizam contra a medida. Eles não são contra o imposto, mas pedem um percentual menor e o adiamento da proposta.

No Brasil existem 127 mil unidades produtoras de energia renovável. São empresas, instituições públicas, residências, na área urbana e rural,  que produzem a própria energia elétrica e estão conectadas à rede de distribuição. A cada um kWh injetado na rede, o consumidor recebe um kWh de crédito.  O sistema mais comum é o de placas solares. 

A produção e distribuição desta energia é regulamentada por resolução da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica. Mas a norma pode mudar. A Aneel quer taxar a produção de energia pelos sistemas individuais. Nesta terça-feira, empresários se reuniram na Acim para discutir esta possibilidade. Eles não são contra a cobrança. Mas entendem que o percentual é muito elevado e pode enfraquecer um mercado que está em expansão e não é só importante para o meio ambiente, mas também gera empregos, renda e fortalece a economia, diz o advogado João Paulo Fagundes, do Núcleo Setorial de Energia Solar, da Acim.

 

No dia 7 de novembro a Aneel irá realizar uma audiência pública em Brasília sobre o assunto. O Núcleo de Energia Solar quer se mobilizar para participar da audiência com uma proposta elaborada pelo maior número de entidades. A energia renovável já atraiu mais de 6 bilhões de reais em investimentos no país, gerando 50 mil empregos, desde 2012.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade