Alíquota de ICMS no combustível da aviação civil pode ser reduzida
Arquivo/CBN Maringá

QAV

Alíquota de ICMS no combustível da aviação civil pode ser reduzida

Economia por Victor Simião em 29/07/2019 - 15:13

É que o Governo do Paraná publicou um decreto permitindo redução até 7%. Em Maringá, medida é comemorada.

O decreto que reduz alíquota do ICMS para aviação foi publicado nesta segunda-feira (29). Atualmente, a alíquota do QAV, Querosene de Aviação, está em 18%. Com a medida, o Governo decretou a possibilidade de redução para até 7%. Entretanto, a medida está atrelada à inclusão de novas rodas e ao programa Paraná Competitivo.   É que o Executivo quer criar novas rotas de voo no estado.

O deputado estadual Homero Marchese (Pros) comemora a decisão. O gabinete dele realizou um estudo mostrando que houve redução de 60% de ofertas de voos e aumento de 75% no preço das passagens nos últimos quatro anos. O momento agora é de negociação entre Governo e empresas aéreas e nós vamos acompanhar, afirmou Marchese.

Em Maringá, a direção do Aeroporto também comemora. Atualmente, duas empresas operam regularmente no local: Gol e Azul. Por ano, 700 mil pessoas usam o aeroporto. Com o ICMS em 18%, o aeroporto chega a perder 100 mil passageiros por ano, conforme a direção. A expectativa é que novos voos ocorram, disse o superintendente Fernando Rezende.

O Paraná neste ano já fez um acordo com a Azul para reduzir 2% na alíquota do ICMS a cada instalação de voos no interior do estado. Por conta da medida, Ponta Grossa e Pato Branco passaram a ser atendidas neste.

A redução da alíquota de ICMS é vista como fundamental. São Paulo, por exemplo, reduziu de 25% para 12% desse imposto sobre QAV.

Em Maringá, são 28 operações de voo diariamente.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade