De janeiro a junho deste ano, o aeroporto regional Silvio Name Junior registrou 179.985 passageiros entre embarque e desembarque. O número é 33% menor no comparativo com o mesmo período de 2019. No ano passado, 269 mil pessoas passaram pelo local. Os dados são da diretoria do aeroporto.
No comparativo com 2019, janeiro e fevereiro deste ano tiveram alta . Março, início da pandemia do coronavírus, já teve redução. Os meses de abril e maio de 2020 não chegaram a 1500 passageiros somados. Em junho, o número subiu um pouco, 2135. Nada comparado ao do ano passado, quando o aeroporto registrou 54 mil passageiros em junho.
Com a pandemia, apenas uma empresa aérea seguiu na cidade e com um voo, situação que começou a mudar em maio. Agora em julho as três que atuam em Maringá voltaram a operar, mas com menos voos do que o normal.
A expectativa era fechar o ano com 20% a mais de usuários, disse o diretor do aeroporto, Fernando Rezende.
O esperado é que julho seja melhor que junho. A queda no número de passageiros, a diminuição no preço de aluguéis e outras medidas influenciaram na redução das receitas. Entre março e junho, o aeroporto calcula ter deixado de receber R$ 1,5 milhão.
Rezende afirmou que foi possível manter o equilíbrio financeiro porque havia caixa e outras medidas foram feitas.