Na última semana do primeiro mês de isolamento social, os empresários e comerciantes se reuniram com a administração municipal para uma acordo sobre a retomada gradual das atividades.
A Acim e o Sivamar apresentaram um estudo com propostas para a volta das atividades. As propostas eram de horários diferenciados de funcionamento do comércio para reduzir a pressão sobre o transporte coletivo.
O estudo foi realizado com o apoio de vários profissionais, incluindo especialistas em georreferenciamento que mapearam os deslocamentos dos funcionários do comércio.
Neste sábado, o decreto municipal estabeleceu a reabertura do comércio de segunda a sexta-feira das 10h às 16h. O vice-presidente da Acim para assuntos de Recursos Humanos, Marcelo Alvo, diz que foi um importante avanço, mas o horário de funcionamento ideal, na opinião dos empresários, seria das 12h às 18h. (ouça o áudio acima)
O decreto publicado nesse sábado proíbe a abertura de shoppings e autoriza o funcionamento de prestadores de serviços que não estavam contemplados no decreto anterior, como imobiliárias. Aulas individuais estão liberadas, mas com distanciamento entre o instrutor e o aluno e com uso de máscaras. E lembre-se, quando sair de casa, use máscara.