A utopia do liberalismo conservador
CBN Maringá

Opinião

A utopia do liberalismo conservador

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 14/09/2022 - 08:04

Ser conservador, o que é isso? Se fala que no Brasil existem os conservadores nos costumes e liberais na economia, como funciona esta determinação? Ela é possível?

Vamos fazer um exercício de reflexão para chegarmos a uma conclusão, ou não. Atos em defesa da família não é coisa só de se “conservar”, mas entender qual o conceito de família que temos. No Brasil, nas últimas três décadas, as famílias estão mudando, e muito.

A chamada família tradicional, composta por pai, mãe e filhos não é mais a maioria. Nos últimos vinte anos saiu de 57% para 42%. Tem crescido o número de famílias onde sua composição é de casais sem filhos e principalmente de mulheres chefiando a família, em grande parte, as de menor renda, mães que criam a prole sozinha. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Logo, uma família conservadora, tradicional, já está em processo de redução pela própria condição em que a sociedade estabelece as possibilidades de uma formação familiar. Em suas variáveis econômicas, como o aumento da participação da mulher ne mercado de trabalho, deve se considerar a liberdade de informação, mudanças na legislação e tendência a construção de vínculos afetivos mais sólidos do que os consanguíneos.

Outro dado curioso é o quanto custaria manter uma família tradicional em que o homem continuasse como chefe de família e fosse o provedor, o todo poderoso. Manter o potencial de consumo dos elementos que compõe a família é muito mais elevado do que a 50 anos atrás. Haja dinheiro!

Outro dado importante, se os conservadores de plantão querem que suas esposas trabalhem para dividirem as despesas domésticas, porque eles teriam que ter a autoridade. Se vamos rachar a conta de água, luz, aluguel, alimentação, vestuário etc. vão ter que dividir o poder também.

 Acredito que já temos dados o suficiente para entender se é possível ser conservador nos costumes e liberal na economia. Em uma economia liberal, com forte influência sobre a vida social, a conta não fecha. O liberalismo econômico faz do conservadorismo dos hábitos uma utopia.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade