A eleição indireta a Presidente da República de 1969

História das Eleições - Episódio 14

A eleição indireta a Presidente da República de 1969

Podcast por Reginaldo Dias em 19/08/2022 - 07:24

Em março de 1967, quando o general Costa e Silva assumiu a presidência, o regime militar encontrava-se com baixa popularidade. Por um lado, as políticas econômicas adotadas durante o governo Castelo Branco, anunciadas com o objetivo de sanear as contas públicas e baixar a inflação, tiveram efeito recessivo sem atingir patamares inflacionários desejáveis e implicaram perda de poder de compra dos salários. Por outro lado, a persistente restrição das liberdades desgastava o regime até mesmo com as classes médias que haviam apoiado a queda de João Goulart. O novo presidente prometeu “governar para o povo”, “respeitar o poder Legislativo” e “reatar os entendimentos com a classe trabalhadora”.

No entanto, o crescimento de atividades oposicionistas durante a segunda metade de 1967 e ao longo de 1968, mediante o avivamento do protesto estudantil e sindical e das classes médias intelectualizadas, além de insubordinação de parlamentares da base do governo, motivou as forças armadas à gestação de uma nova fase de endurecimento do regime, traduzida pela decretação de um novo Ato Institucional, em dezembro de 1968.

Como o novo ato institucional era o quinto da série, restou conhecido como AI-5. O AI-5 suspendeu o habeas-corpus e conferiu amplo poder ao presidente para intervir nos estados e municípios, cassar mandatos, suspender direitos políticos por dez anos, decretar o estado de sítio sem anuência do Congresso, promulgar decretos-leis e atos complementares. Pelo Ato Complementar nº 38, foi decretado também o recesso do Congresso por tempo indeterminado.

No dia 26 de agosto de 1969, Costa e Silva anunciou à imprensa a conclusão da reforma constitucional elaborada pelo seu governo. O congresso deveria ser reaberto para votar o texto.

No dizer do jornalista Élio Gaspari, além de expandir os poderes do Executivo, o texto incorporava as medidas que o poder militar inserira ao Direito brasileiro nos últimos 10 meses.

No final daquele mês, porém. Costa e Silva foi vitimado por um episódio de trombose, ficando incapacitado ao exercício do cargo. Alijando o vice-presidente Pedro Aleixo do processo sucessório previsto na legislação vigente, uma Junta Militar, composta pelos ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, assumiu o governo em caráter temporário, invocando a vigência do AI-5 e alegando a necessidade de dar continuidade às políticas do general Costa e Silva.

Mediante laudos médicos de que o quadro era irreversível, abriu-se o debate, no Alto Comando Militar, sobre a sucessão presidencial. Determinando que o nome escolhido iniciaria um novo mandato, em vez de concluir os 17 meses que faltavam a Costa e Silva, o Alto Comando Militar definiu-se pelo nome do general Emílio Garrastazu Médici.

Em 25 de outubro de 1969, o Congresso Nacional, que era mantido fechado desde a decretação do Ato Institucional n. 5, reuniu-se para homologar o nome ungido pelo Alto Comando Militar. A chapa única apresentada era composta pelo general Emílio Garrastazu Médici como presidente e o Almirante Augusto Rademaker como vice. A chapa obteve 293 votos, havendo 75 abstenções. O novo presidente tomou posse no dia 30 de outubro de 1969.

A Junta Militar despediu-se outorgando uma nova Constituição, conhecida pelo nome de Emenda 1, que sobreviveu até 1988.

 

 

General Emílio Garrastazu Médici
General Emílio Garrastazu Médici

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade