Ascensão e queda de João Goulart e o plebiscito sobre o sistema de governo

História das Eleições - Episódio 10

Ascensão e queda de João Goulart e o plebiscito sobre o sistema de governo

Podcast por Reginaldo Dias em 15/08/2022 - 08:34

A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961, atirou o país em uma grave crise política, pois os ministros militares vetarem a posse do vice-presidente João Goulart. Desde que fora ministro do Trabalho de Getúlio Vargas, Goulart era acusado de ser o artífice da implantação de uma república sindical no Brasil, um regime inspirado no peronismo. Ainda que esse fantasma não encontrasse respaldo na realidade, ele era evocado pelas forças conservadoras.

A resistência ao golpe de Estado em curso, decorrente do veto à posse de Goulart, tomou corpo no Rio Grande do Sul, comandada pelo governador Leonel Brizola, correligionário de Goulart no PTB. Lançando a rede da legalidade pelas ondas do rádio, Brizola clamou pelo cumprimento da sucessão presidencial tal como estava consignada na Constituição Federal. Em um crescendo, a resistência ganhou o apoio da União Nacional dos Estudantes, de lideranças sindicais, de lideranças empresariais, de alguns governadores e de militares legalistas.

Mesmo assim, a posse de Goulart somente ocorreu mediante negociação para a implantação do sistema de governo parlamentarista por intermédio da aprovação, às pressas, de uma Emenda Constitucional. No parlamentarismo, os poderes do presidente se restringiriam à condição de chefe de Estado, enquanto o governo seria confiado a um gabinete chefiado pelo primeiro ministro. Era uma medida casuística, pois foi articulada para diminuir os poderes de Goulart, eleito em um regime presidencialista. Para ficar mais evidente o casuísmo, a emenda constitucional previa um plebiscito para que o povo se manifestasse sobre a permanência do parlamentarismo somente em 1965, às vésperas da nova eleição presidencial.

Conciliando, Goulart aceitou os termos e tomou posse em 7 de setembro de 1961, mas trabalhou, nos meses seguintes, para antecipar o plebiscito e retomar os plenos poderes presidenciais. Tendo sucesso nesse movimento, o plebiscito ocorreu em janeiro de 1963. As urnas registraram que 76% dos eleitores votaram a favor da volta ao presidencialismo, enquanto a permanência do parlamentarismo foi apoiada por apenas 16%. Portanto, o presidencialismo foi restabelecido pelas urnas.

Investido dos poderes plenos do cargo de presidente por vontade da ampla maioria dos eleitores, Goulart não conseguiu cumprir, porém, o restante do mandato que lhe era conferido, interrompido por um golpe de Estado civil-militar, desencadeado em 31 de março de 1964. Analisando a relação de Goulart com as forças que comandaram a sua deposição, o historiador Carlos Fico divide o período em duas fases. Na primeira, o objetivo dos adversários era a desestabilização do governo, para que Goulart chegasse fraco à eleição presidencial de 1965. A segunda fase é a da conspiração para a sua derrubada, seguramente iniciada em 1963, à medida que Goulart procurou colocar em prática seu programa de reformas sociais. Conforme sentenciou o historiador Caio Navarro de Toledo, “o governo Goulart nasceu, conviveu e morreu sob o espectro do golpe de Estado”.

Com a queda de Goulart, chegava ao fim o primeiro período democrático da nossa acidentada história republicana, regido pela Constituição de 1946, mediante a progressiva implantação de uma ditadura militar que duraria 21 anos.

 

João Goulart
João Goulart

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade