Quem está desempregado ainda tem chance de fechar 2019 com a carteira assinada, mesmo que a contratação seja feita por tempo determinado. É que segundo dados do Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá), devem ser abertas até dezembro 704 vagas temporárias na cidade em vários setores. Os cálculos são da economista Yasmine Mendonça, a partir da análises de dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia. Ela ressalta que o balanço anual de contratações é considerado atípico, porque de janeiro a agosto foram criados 1.259 empregos temporários no município. Em anos anteriores fechados, a quantidade foi bem menor. Em 2017, por exemplo, a cidade abriu 727 vagas e em 2018, 676. Ou seja, os números mostram a recuperação da economia maringaense.
Em relação às vagas temporárias criadas neste fim de ano, dois setores tendem a se destacar: a indústria e a construção civil, seguidos pelo setor de serviços.
Se continuar no ritmo atual de contratações e, se as estimativas se confirmarem, Maringá deve fechar o ano com 1.963 empregos temporários criados, que são aqueles com carteira assinada por tempo determinado, como por três meses.
Imagem Ilustrativa/EBC
Oportunidade
704 vagas de empregos temporários devem ser criadas até dezembro
Economia por Carina Bernardino em 16/10/2019 - 17:21A estimativa é do Codem, a partir de dados do Caged. Número mostra a recuperação da economia maringaense.
Yasmine Mendonça, Economista do Codem
Notícias da mesma editoria
Agência do Trabalhador
Volta às aulas
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade