30 funcionários do HPM testaram positivo para a Covid-19
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Resultado

30 funcionários do HPM testaram positivo para a Covid-19

Saúde por Luciana Peña em 19/05/2020 - 08:23

Esse é o resultado da testagem realizada em 70 funcionários do Hospital Psiquiátrico de Maringá, entre médicos, enfermeiros e setor administrativo. O hospital tem 208 funcionários ao todo.

O Hospital Psiquiátrico de Maringá enfrenta um surto de coronavírus. 30 funcionários e 6 pacientes testaram positivo para a Covid-19. 

Segundo o hospital, nenhum funcionário contaminado pelo novo coronavírus apresenta sintomas e todos estão em isolamento domiciliar. Outras medidas foram adotadas , como o bloqueio temporário. O hospital não está mais recebendo pacientes e nem visitas.

Diz a presidente do HPM, Maria Emília Mendonça. [ouça no áudio acima]

O surto teria começado a partir de uma paciente que veio de Cascavel. O diretor do hospital Paulo Abdala explica que o Hospital Psiquiátrico é referência no estado para tratamento de transtornos mentais e por isso recebe pacientes de outras cidades.[ouça no áudio acima]

O controle do surto está sendo realizado numa ação conjunta entre a administração do hospital, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde.

A paciente “zero”, de Cascavel, está na UTI do Hospital Universitário.  Seis mulheres que estavam na mesma ala, estão com teste positivo e em isolamento. Há também 11 pacientes que aguardam resultado de exame, são considerados clinicamente suspeitos e estão em isolamento. Todos os pacientes e funcionários serão testados.

*Esta reportagem foi atualizada às 09h54.

(atualização 20/05, às 18h45): O Hospital Psiquiátrico de Maringá emitiu uma nota nessa quarta-feira (20) informando que o estabelecimento não está interditado por causa dos pacientes diagnosticados com Covid-19. Leia a nota:

"O Hospital Psiquiátrico de Maringá esclarece que não está interditado. Estão suspensas, por prevenção, apenas novas internações pelo prazo de 30 dias. Todos os pacientes com Covid-19 encontram-se em ala de isolamento, totalmente separada das demais alas.
Os funcionários que fizeram o exame e testaram positivo para Covid-19 foram afastados para cumprir a quarentena em isolamento domiciliar. O hospital tem 208 funcionários, contando com corpo médico de 23 profissionais. Apenas 31 funcionários de várias áreas, entre médicos, equipe de enfermagem, higienização e administrativo, testaram positivo. Todos assintomáticos até o momento, em isolamento domiciliar.
Os demais funcionários que, por cautela, mesmo estando assintomáticos, realizaram o exame e testaram negativo, já retornaram ao trabalho.
Não foi constatado nenhum novo caso de Covid-19 entre os pacientes das demais alas e unidades, estando todos sendo acompanhados diariamente pela equipe médica do hospital.

RESPONSABILIDADE
O Hospital Psiquiátrico de Maringá, ciente da responsabilidade no atendimento digno aos pacientes e funcionários, segue rigorosamente todas as normas emanadas das autoridades sanitárias, propiciando a assistência hospitalar segura para todos que necessitam dos cuidados da entidade. Todos os funcionários também estão devidamente orientados e paramentados, evitando o contágio pelo coronavírus.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Vale destacar ainda que desde o dia 15 de março deste ano, antes de diagnosticado o primeiro caso de Covid-19 no município de Maringá, o hospital adotou todas as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias, Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina, para prevenção do contágio do coronavírus, nos pacientes hospitalizados e nos funcionários da Instituição, entre elas:
1) Suspensão por tempo indeterminado das visitas aos pacientes hospitalizados.

2) Suspensão das atividades coletivas do Departamento de Educação, também por tempo indeterminado (estagiários).

3) Suspensão de reuniões presenciais, exceto em casos de extrema necessidade e com a participação de, no máximo, 12 pessoas em um único ambiente arejado.

4) Adoção de reuniões por sistema de videoconferência, WhatsApp, telefone e outras ferramentas online.

5) Suspensão das visitas de apoiadores, representantes de laboratórios, sendo que as visitas já agendadas foram canceladas.

6) Adiamento de eventos científicos ou culturais previstos na instituição por tempo indeterminado.

7) Mantido o atendimento pelo corpo clínico para familiares.

8) O Serviço Social aumentou a frequência do contato via telefone existente, dos pacientes para suas famílias, utilizando-se inclusive de meios digitais se possível para estas.

9) O Telefone disponível para maiores orientações é (44) 3029-4211.

Assim, frisamos que o Hospital Psiquiátrico de Maringá não está em surto, não estando também interditado. Apenas, para cumprir medidas de segurança, suspendemos todos os novos internamentos pelo prazo de 30 dias".

 

Ao sair de casa, USE máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.