2019 terá metade dos feriados prolongados de 2018
Imagem Ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Economia

2019 terá metade dos feriados prolongados de 2018

Economia por Carina Bernardino em 20/02/2019 - 15:29

Para agências de turismo de Maringá a redução nos dias de folga não deve prejudicar as vendas. Já nas oficinas mecânicas, sim. Alguns empresários estimam queda nas revisões preventivas. 

O ano de 2019 será de menos descanso para a população se comparado a 2018 que teve 10 feriados prolongados. Neste ano, dos 16 feriados e pontos facultativos nacionais, apenas cinco serão prolongados porque cairão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. Ou seja, as oportunidades de ter um feriadão serão bem menores. Ao todo, são quatro feriados que caem no fim de semana, no sábado ou domingo. No ano passado, foram dois. Além disso, dois feriados de 2019 irão cair na quarta-feira, o que não aconteceu com nenhum dia de folga de 2018. A coordenadora de vendas, Silvana Gabardi, lamenta a redução nos feriados prolongados, mas diz que mesmo assim, pretende fazer ao menos duas viagens este ano.

A redução pela metade dos feriados prolongados em 2019 não deve prejudicar as empresas que trabalham com turismo em Maringá. É que a venda de pacotes turísticos ocorre de forma antecipada. A gerente de uma das agências, Mara Moraes, reforça que as pessoas estão planejando mais para viajar e aproveitamento as férias do trabalho.

No setor de serviços automobilísticos, a redução nos feriados prolongados pode resultar na queda das revisões preventivas. A preocupação é das oficinas mecânicas, que lotaram em 2018 nas semanas de feriados prolongados. O gerente Alexandre Volpato estima que para este ano, com apenas cinco feriados prolongados, o movimento será menor.

O calendário de feriados é montado pelo Ministério do Planejamento do governo federal. Em dias de feriado, o empregador é obrigado a dispensar o trabalhador, já no ponto facultativo, não. O Carnaval e o dia de Corpus Christi, por exemplo, são pontos facultativos que têm adesão dos empregadores. No primeiro semestre de 2019, os feriados nacionais são: 1º de janeiro, que já foi; 4 de março (Carnaval); 19 de abril (Paixão de Cristo); 21 de abril (Tiradentes); 1º de maio (Dia Mundial do Trabalho) e 20 de junho (Corpus Christi). Lembrando que além dos feriados nacionais, cada município tem seus feriados locais. Em Maringá os dias de folga são em 10 de maio, no aniversário da cidade, e 15 de agosto, no dia da padroeira da cidade Nossa Senhora da Glória.

Lista de Feriados 2019
1º de janeiro (terça-feira), Confraternização Universal – feriado nacional
04 de março (segunda-feira), Carnaval - ponto facultativo
05 de março (terça-feira), Carnaval - ponto facultativo
06 de março (quarta-feira), Quarta-feira de Cinzas - ponto facultativo
19 de abril (sexta-feira), Paixão de Cristo - feriado nacional
21 de abril (domingo), Tiradentes - feriado nacional
1º de maio (quarta-feira), Dia Mundial do Trabalho - feriado nacional
20 de junho (quinta-feira), Corpus Christi - ponto facultativo
7 de setembro (sábado), Independência do Brasil - feriado nacional
12 de outubro (sábado), Nossa Senhora Aparecida - feriado nacional
28 de outubro (segunda-feira), Dia do Servidor Público - ponto facultativo
2 de novembro (sábado), Finados - feriado nacional
15 de novembro (sexta-feira), Proclamação da República - feriado nacional
24 de dezembro (terça-feira), véspera de natal - ponto facultativo
25 de dezembro (quarta-feira), Natal - feriado nacional
31 de dezembro (terça-feira), véspera de ano novo - ponto facultativo

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade