O 13º salário é um benefício pago ao trabalhador com carteira assinada, previsto na CLT. A maioria das empresas paga o 13º em duas parcelas e a primeira no dia 30 de novembro.
É um dinheiro extra que movimenta a economia. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula que serão injetados na economia paranaense R$ 14, 2 bi até o final do ano.
No estado, 63% dos trabalhadores têm carteira assinada. Pensionistas e aposentados também recebem 13º, mas neste caso o Governo Federal já adiantou o benefício.
O economista Guilherme Moura explica como é o cálculo do 13º, que incide sobre os salários inclusive dos trabalhadores temporários com registro em carteira. [ouça o áudio acima]
Uma sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), revelou que a maioria dos trabalhadores, 43,5%, vai usar o 13º para pagar dívidas. O que é recomendado pelos especialistas, para começar o ano seguinte com as finanças pessoais em dia. [ouça o áudio acima]
A sondagem da Fecomércio apontou também que 42,3% dos entrevistados vão fazer uma reserva financeira com o 13º e 30,1% vão usar o dinheiro extra para as compras de Natal.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550