Vêm aí a comida impressa  e a produzida no espaço

CBN Rural

Vêm aí a comida impressa e a produzida no espaço

CBN Rural por Rogério Recco em 17/08/2023 - 15:45

Professor do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), Carlos Piazza falou em entrevista ao CBN Rural que segundo o último relatório da ONU sobre a fome, a agricultura no mundo terá que produzir nos próximos quarenta anos tudo o que ela produziu em oito mil anos passados.

“Teremos um crescimento populacional desproporcional que deve chegar a 11 bilhões de pessoas, o limite máximo que o planeta aguenta, e não haverá comida para todo mundo”. Para Piazza, “a gente precisa enxergar o apoio que a tecnologia terá que dar, e justamente ela vai se apresentar, para poder contemporizar a produção, porque se sabe que o sistema tradicional não conseguirá dar conta disso sozinho”.

Piazza disse não haver um modelo produtivo em detrimento de outro, “são todos complementares, o que significa que a melhoria contínua da tecnologia sobre o sistema tradicional da agricultura, permanecerá”, citando como exemplo o uso de drones, de inteligência artificial, bem como de sistemas preditivos e algoritmos para se poder controlar uma produção inteira, logística e tudo mais.

A Holanda está trabalhando com fazendas verticais, fundamentalmente culturas hidropônicas de hortaliças e legumes. “São experiências inovadoras porque a Holanda não tem território”, observou. Já na Finlândia há a iniciativa de uma empresa, a Sola Food, que trabalha convertendo carbono inorgânico em carbono orgânico e constituindo proteína com isso, ou seja, fazendo comida a partir de gás de efeito estufa, sem falar da comida impressa em desenvolvimento na Universidade da Colúmbia.

Piazza observa ainda que a agricultura de asteroide, por sua vez, vem com todo o avanço aeroespacial porque há dois campos de ciência que vão despontar muito nos próximos anos: a exploração aeroespacial e a engenharia genética. “Quando se fala em edição genética, estamos nos referindo ao agro em outras vertentes, mas a agricultura de asteroide significa que poderemos ter uma fazenda vertical em asteroides para que a gente possa causar um dano menor ao planeta Terra. Então, considerando as vastas áreas desabitadas que estão no espaço, pode ter certeza: daqui a pouco você vai comer comida cultivada lá no espaço”.

 

Quer enviar uma sugestão ou pergunta para o CBN Rural? Fazer contato com Rogério Recco? Envie a sua mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550.

Acompanhe CBN Rural de segunda a sexta, às 07h20 e às 15h40

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade