Veja os golpes mais comuns em Maringá e dicas para não cair neles
Foto: Ilustrativa / Pixabay

Segurança

Veja os golpes mais comuns em Maringá e dicas para não cair neles

Segurança por Fabio Guillen/GMC Online em 07/08/2021 - 13:50

Do perfil falso no WhatsApp a cupom falso de desconto em restaurantes. Cada vez mais moradores de Maringá e região são vítimas de golpes. E a especialidade dos criminosos agora é pensar no digital, já que todos estão sempre conectados no celular. O golpe do momento, inclusive, em Maringá é o do falso perfil no WhatsApp, segundo o delegado de estelionato, Fernando Garbelini.

Os criminosos vinculam uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do seu próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais e se passam pela pessoa pedindo dinheiro para amigos, familiares e conhecidos. “O golpe do perfil falso no WhatsApp está em primeiro lugar. Acredito que representa uns 70% de tudo que é registrado em nossa delegacia. Eles pegam uma foto de uma pessoa, criam um perfil e entram em contato com pessoas conhecidas da vítima falando que é um número novo e pedem dinheiro. Antes eles clonavam o número, mas agora está mais difícil clonar e, por isso, criam perfis falsos”, explicou o delegado Garbelini. 

Veja os golpes mais comuns em Maringá e dicas para não cair neles

Golpes do falso intermediador de vendas ou do primo

Segundo o delegado Garbelini, nesse golpe os criminosos descobrem o contato da vítima em sites de vendas online ou redes sociais. Os golpistas copiam o anúncio feito pela vítima e criam um novo anúncio falso, mas com valor mais baixo. Logo em seguida, o criminoso diz que vai comprar o objeto anunciado e que pagará uma dívida com algum cliente ou familiar, por isso, pede silêncio para apresentar o objeto para uma segunda vítima, prometendo muitos lucros. No caso de imóveis, já que o anunciante sabe que precisa ficar em silêncio, geralmente, mostra o imóvel achando que a segunda vítima é familiar ou amigo do golpista.

A vítima que se interessa pelo imóvel ou objeto também é recomendada a ficar em silêncio porque irá receber uma recompensa pela negociação. Depois de convencer as duas vítimas, os golpistas passam uma conta corrente em nome de laranja, recebe o dinheiro e desaparecem prometendo marcar o encontro no cartório. 

A recomendação para não cair nesse golpe é manter sempre um diálogo aberto com comprador e vendedor e, ao comprar, busque se informar se realmente aquela pessoa é a dona do imóvel ou se é um vendedor credenciado pelo dono do imóvel. 

Golpes do falso empréstimo 

Neste golpe que é muito praticado em Maringá e região, os criminosos fazem anúncios em redes sociais oferecendo linhas de crédito com facilidade e promoções tentadoras. Eles se passam por instituições financeiras. Durante a conversa com as vítimas que veem os anúncios e procuram os golpistas, eles convencem a pessoa a fazer transferências. 

“Normalmente as vítimas procuram na internet taxas de juros favoráveis e acabam fazendo contatos com golpistas e durante as conversas, normalmente por whatsapp, eles começam a pedir valores antecipados para a liberação do crédito. Após os depósitos eles bloqueiam as vítimas e se apropriam dos valores”, disse o delegado Fernando Garbelini. 

Segundo Garbelini, para evitar cair nesse tipo de golpe é preciso sempre desconfiar de ofertas tentadoras ou procurar os canais de comunicação oficiais da instituição. Além disso, outro alerta importante é que os bancos nunca solicitam pagamentos antecipados para liberar créditos. 

Golpes do falso site de leilão 

O golpe do falso site de leilão acontece quando os criminosos criam sites falsos de leilão de veículos e vinculam imagens oficiais do Detran e do Tribunal de Justiça. Desta forma, eles conseguem dar credibilidade para o golpe. Os sites, segundo o delegado, são geralmente com palavras como leilão oficial, leilão Detran, dentre outros. 

A recomendação é nunca depositar dinheiro de forma antecipada sem se informar se realmente o leilão é oficial. O alerta é sempre procurar o Detran da sua cidade ou procurar a delegacia mais próxima para verificar se realmente aquele leilão existe. A tentação de comprar o veículo por preço muito abaixo do mercado pode trazer grandes dores de cabeça e prejuízos financeiros. 

Golpes do falso bilhete premiado 

O golpe do falso bilhete premiado, segundo o delegado Garbelini, é centenário e já fez centenas de vítimas na cidade e região. Os criminosos, geralmente, se aproveitam de pessoas mais idosas, mas já houve casos de pessoas jovens e bem instruídas que caíram na lábia dos golpistas. 

O golpista geralmente é uma pessoa humilde que pede ajuda na rua para sacar o dinheiro de um bilhete premiado da loteria. O criminoso diz para a vítima que tem medo de sacar o prêmio e ser roubado ou que está com o nome sujo e precisa de alguém para sacar. Nesse golpe, geralmente aparece um segundo criminoso bem vestido que diz que ouviu a conversa. Depois de toda uma encenação para a vítima, inclusive com ligação falsa para a Caixa Econômica Federal eles confirmam que o prêmio seria verdadeiro. A lábia é tão forte que os golpistas convencem a vítima a ficar com o bilhete, desde que, ao sacar, uma parte do valor seja repassado para o suposto ganhador. 

Depois de toda a novela montada, a vítima aceita transferir um valor como garantia de que irá sacar o prêmio e devolver uma parte para o suposto ganhador que seria uma pessoa muito simples. Após receber o dinheiro da vítima, os golpistas desaparecem. 

“Sempre que falamos de fraude e estelionato vem à mente o golpe do bilhete premiado, que é algo folclórico até. É centenário até o golpe do bilhete premiado. Apesar de ser muito antigo, continua ocorrendo muito. Semanalmente a gente vê esse tipo de golpe aqui na delegacia e as vítimas sempre perdem muito dinheiro. É algo muito impactante para a vida financeira destes idosos”, disse o delegado Garbelini. 

A recomendação é nunca acreditar em pessoas na rua ou em outro lugar que estão oferecendo bilhete de loteria. Segundo o delegado, é preciso chamar a polícia.

 Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade