A Secretaria de Saúde de Maringá recebeu 12.590 doses de vacina contra a influenza, a gripe. É a primeira etapa da campanha de imunização da doença, que começou nessa segunda-feira (12).
Neste ano, a primeira fase é para crianças de 6 meses a 5 anos completos, gestantes, puérperas - mulheres com até 45 dias após o parto - e trabalhadores da saúde.
De acordo com a coordenadora de vacinas da Sala de Vacinas de Maringá, Edlene Góis, houve mudança no grupo de vacinação justamente para evitar conflitos com esquema vacinal contra o coronavírus.
No caso dos trabalhadores da saúde, o cuidado terá de ser redobrado para aguardar o tempo de 14 dias entre uma vacina e outra. [ouça o áudio acima]
A aplicação será realizada em 27 Unidades Básicas de Saúde. Nas unidades em que está sendo realizada vacinação contra a Covid-19, não será aplicada vacina contra gripe, com exceção dos distritos de Maringá. [ouça o áudio acima]
Para vacinação contra a grupe, é preciso levar documento com foto e carteira de vacinação. Os trabalhadores de saúde precisam apresentar comprovação de atividade atual. Puérperas devem levar a declaração de nascido vivo e as crianças precisam portar o registro de nascimento.