Vacina da gripe está disponível para a população geral e não apenas para grupos prioritários
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Saúde

Vacina da gripe está disponível para a população geral e não apenas para grupos prioritários

Saúde por Luciana Peña em 29/12/2021 - 10:51

A Secretaria de Saúde de Maringá reforça a importância de se vacinar contra a gripe por causa do  aumento de casos da doença. Há doses suficientes para atender a demanda nas unidades básicas de saúde.

Este ano a cobertura vacinal contra a gripe no Paraná foi menor do que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

O percentual estava no começo deste mês em 70%. Por causa da baixa cobertura e da chegada do vírus H3N2 o número de casos de gripe no estado aumentou.

A Secretaria de Saúde do Paraná tranquiliza a população: não há surto de gripe. Mas faz um apelo para que as pessoas se vacinem.

A campanha de vacinação contra a gripe começou em abril. E a vacina, que a princípio era apenas para os grupos prioritários, foi disponibilizada para a população em geral.

O secretário de Saúde de Maringá, Marcelo Puzzi, diz que nas unidades de saúde há estoque suficiente para atender a demanda. [ouça o áudio acima]

A vacina contra a gripe deve ser reaplicada a cada ano. Quem foi imunizado no outono ainda está protegido. [ouça o áudio acima]

A vacina disponível não é eficaz contra o H3N2. O antígeno da nova variante deve ser incluído no imunizante no ano que vem. Mas assim como os outros tipos de Influenza A, o tratamento é o tamiflu.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade