UTI infantil SUS exclusiva para Covid-19 atinge 100% de ocupação em Maringá
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Alerta

UTI infantil SUS exclusiva para Covid-19 atinge 100% de ocupação em Maringá

Saúde por Fabio Guillen/GMC Online em 09/03/2021 - 15:36

A ocupação de leitos de UTI infantil exclusivos para Covid-19 do SUS, em Maringá, atingiu 100% de ocupação, segundo informações da Secretaria de Saúde de Maringá. Ao todo, são seis crianças que estão na UTI neonatal SUS por complicações da Covid-19. 

Segundo a Secretaria de Saúde, são cinco leitos de UTI para crianças. Uma vaga extra foi aberta para atender uma criança que teve complicações. De acordo com o secretário de inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação de Maringá, Marcos Cordiolli, as equipes médicas estão notando que crianças começaram a ter complicações nas últimas semanas. 

Ouça a entrevista:

Todos os casos estão sendo investigados para saber se tratam da nova variante da Covid-19. Em fevereiro deste ano, uma bebê de um ano e quatro meses morreu em um hospital de Maringá por complicações da Covid-19. Letícia Marinheiro estava entubada e não resistiu e morreu. Segundo a família, a criança não tinha doenças pré-existentes. A menina era a única filha do casal que também se contaminou. 

Segundo o secretário Marcos Cordiolli, a dificuldade é grande para abrir novos leitos de UTI Neonatal. Segundo ele, são necessárias equipes especializadas em pediatria para fazer os cuidados das crianças. [ouça no áudio acima]

As equipes da Secretaria de Saúde de Maringá estão trabalhando e se reunindo para definir estratégias para a ampliação de leitos de UTI neonatal. As demais UTIs também atingiram capacidade máxima de atendimento. Clique aqui e leia mais detalhes no boletim diário da Covid-19 divulgado nessa segunda-feira (8). 

Rede pública e privada de Maringá possuem vagas de UTI Neonatal para pacientes com outras doenças

Os hospitais da rede privada e pública de Maringá possuem outras vagas de UTI Neonatal, no entanto, segundo a Secretaria de Saúde de Maringá, não são exclusivas para Covid-19. 

De acordo com o boletim diário dessa segunda-feira (8), a ocupação de leitos gerais SUS UTI neonatal é de 51,16%. Já na rede privada a ocupação de leitos gerais UTI neonatal é de 32,69%, segundo a Saúde. Somente a ocupação de leitos de UTI neonatal exclusivos para Covid-19 no SUS é que atingiram 100% de ocupação. 

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550