Segundo dados do Mapa da Obesidade, da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 55,4% dos brasileiros tem excesso de peso. Entre os adolescentes, 7% dos brasileiros entre 12 e 17 anos têm obesidade, conforme a Organização Panamericana da Saúde.
O tratamento deste problema requer reeducação alimentar, exercícios físicos e é um processo longo, que pode se tornar ainda mais difícil quando o exemplo não vem de dentro de casa.
Foi pensando nisso que o Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da Unicesumar abriu, em 2022, sua terceira turma do Programa para o Tratamento da Obesidade Pais e Filhos. O projeto iniciou-se em 2019 e tem o objetivo de oferecer uma série de atividades que envolvam pais e filhos, juntos, na busca por uma saúde melhor.
Neste ano, foram 100 vagas disponibilizadas, todas já preenchidas. Cuidar do excesso de peso requer uma série de ações que envolvem, não só a alimentação, mas também a prática de exercícios e o cuidado com a mente, como explica o coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde da Unicesumar, Bráulio Branco. [ouça no áudio acima]
No projeto, pais e filhos terão aulas práticas e teóricas sobre reeducação alimentar, práticas de exercícios físicos e também consultas com psicólogos e fonoaudiólogos. Nos anos anteriores, os resultados foram positivos. [ouça no áudio acima]
Os candidatos escolhidos para o programa passaram por uma série de avaliações clínicas. Os atendimentos começam já nesta quinta-feira (24).
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550