Os números oficiais ainda não foram fechados, mas a Expoingá 2019 estimava atrair 550 mil visitantes e prospectar R$ 600 milhões em negócios nos 11 dias de feira. Nesse domingo (19), o movimento foi intenso. O encanador Marcos Paulo Alves enfrentou fila na bilheteria.
No Parque de Diversão, que tinha quase 30 brinquedos, o último dia também foi marcado por filas, assim como por muita adrenalina.
A família da aposentada Maria Aparecida das Neves ficou quase seis horas no Parque de Exposições. Ela amou ver a alegria dos netos em um dos brinquedos.
Nos estandes, os visitantes também puderam se divertir e de graça. A estudante Estela Casagrande jogou videogame em um dos espaços.
Quem trabalhou durante a Expoingá vai sentir saudades, principalmente se o emprego foi uma oportunidade. A Josiane de Souza, por exemplo, estava desempregada há cinco meses e durante a feira trabalhou na limpeza.
A Fazendinha da Emater e o Pavilhão Branco foram os locais mais visitados neste ano. É que ambos tinham muitas novidades. Na Fazendinha, o sorvete de mandioca criado pela produtora rural Luciana de Fátima Rodrigues, de Rosário do Ivaí, chamou a atenção dos visitantes.
No espaço também tinha plantas comestíveis. Já no Pavilhão Branco, o Museu dos Dinossauros encantou crianças e adultos. A vendedora Sandra Sanches foi uma delas.
Em relação as atrações musicais, foram inúmeros shows nacionais e regionais na arena coberta e na Barraca Universitária. No Palco Cultural, foram quase 100 atrações durante a feira, entre dança, teatro e música. A doméstica Alessandra de Almeida acompanhou as apresentações das crianças e adolescentes do Espaço Nelson Verri.
Para a Sociedade Rural de Maringá, a Expoingá deve ter atingido a comercialização prevista. Os números oficiais serão divulgados durante a semana.