UEM vai ser multada por corte irregular de árvores
foto: ASC/UEM

Multa

UEM vai ser multada por corte irregular de árvores

Meio Ambiente por Portal GMC Online em 31/01/2019 - 16:42

A Universidade Estadual de Maringá será multada por conta das árvores que foram cortadas dentro do câmpus sem autorização. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). A multa será de R$ 1 mil a R$ 10 mil por cada árvore, sendo que o valor varia conforme a espécie.

A assessora do Comitê Gestor Ambiental da UEM, Elenice Tavares, disse que foi constatado o corte de dez árvores dentro do câmpus, mas que isso ocorreu sem a autorização da Prefeitura do Câmpus (PCU). “Não sabemos quem foi. Fizemos o levantamento que mostrou que dez árvores foram cortadas perto do blogo G56. Estamos abrindo uma comissão de inquérito administrativo para apurar a responsabilidade”, diz Elenice.

Segundo a Sema, o levantamento ainda está sendo realizado, mas já se sabe que foram mais de dez árvores cortadas sem autorização da pasta. Entre as árvores cortadas está um pau-brasil, espécie que consta na lista do Ministério do Meio Ambiente como ameaçada de extinção.

Em entrevista ao portal GMC Online, o gerente de Fiscalização Ambiental da Sema, Erival Adorno, disse que é no mínimo estranho terem ocorrido cortes de árvores dentro da instituição e ninguém ter ficado sabendo.

Na internet, um abaixo-assinado foi publicado denunciando os cortes irregulares.

Para a UEM, a denúncia chegou na última segunda-feira (28) por meio de uma professora. A assessora do Comitê Gestor Ambiental da UEM informou que será realizado o replantio das mesmas espécies o mais breve possível.

Por Nailena Faian/Portal GMC Online

Atualização às 18h45: A assessoria de imprensa da UEM informou que "o Parque Ecológico da instituição irá realizar nessa sexta-feira (1º), o plantio de dez árvores para repor aquelas que foram cortadas irregularmente, sem autorização da universidade. As mesmas espécies serão plantadas no mesmo local". 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade