O estudo avaliou mais de 15 mil cursos de 1.594 instituições de ensino superior de 93 países, que foram classificadas em 54 áreas e cinco campos do conhecimento. No Brasil, o ranking avaliou o desempenho de 291 cursos em 31 instituições e destacou a Universidade Estadual de Maringá no campo das Ciências da Vida e Medicina.
A metodologia utilizou cinco critérios: reputação acadêmica; reputação entre empregadores; citações por artigos científicos; rede internacional de pesquisa; e índice H no Google Acadêmico, uma métrica relativa aos trabalhos científicos publicados por pesquisadores, incluindo o número de citações recebidas nas publicações de outros autores. Esses indicadores foram adaptados de acordo com cada área específica.
A professora Adriana Aparecida Pinto, diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEM, diz que o destaque é resultado do investimento no corpo docente e técnico da instituição de ensino e da atualização contínua para adequar a formação dos profissionais.
[ouça o áudio acima]
Além da estadual de Maringá, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está classificada nessa área, em 11o lugar no Brasil e 30o na América Latina.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550