TSE cassa mandato do deputado estadual Delegado Francischini
Foto: Dálie Felberg/Alep

Decisão

TSE cassa mandato do deputado estadual Delegado Francischini

Política por Redação CBN Maringá em 28/10/2021 - 15:47

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (28), cassar o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (PSL). O deputado é acusado de disseminação de notícias falsas sobre fraudes nas urnas eletrônicas durante as eleições de 2018.

A corte também votou pela inelegibilidade de Francischini por oito anos contados a partir de 2018 – ou seja, até 2026. Votaram a favor da cassação do deputado paranaense os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Mauro Campbell e Sérgio Banhos. Eles acompanharam o entendimento do relator, ministro Luis Felipe Salomão, que apresentou voto favorável à cassação e inelegibilidade por oito anos do parlamentar. Carlos Horbach, por sua vez, votou contra a cassação do Delegado Francischini.

Em nota à imprensa, o deputado cassado afirmou que lamenta demais a decisão que, segundo o deputado, afeta mandatos conquistados legitimamente. Na nota, ele diz ainda que hoje é um dia triste, mas histórico na luta pelas liberdades individuais. Francischini afirma também que vai recorrer e reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal.

Por William Bittar/CBN Curitiba

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade