A Prefeitura de Maringá segue o trâmite burocrático para conseguir o empréstimo de R$ 42 milhões. A quantia viria da Caixa Econômica Federal.Uma carta-consulta foi publicada em Diário Oficial no mês passado. Como não houve contestação, agora o trabalho é interno, dentro do Paço Municipal.
O valor é para revitalização de praças, construção de Unidades Básicas de Saúde, reforma do Terminal Rodoviário, e desapropriação e reforma do Cine Teatro Plaza.
Segundo a Secretaria de Gestão do Município, agora é necessário criar uma mensagem de Lei e enviá-la para a Câmara de Vereadores. Os parlamentares precisam autorizar o município a conseguir essa quantia. Além disso, documentos como certidões negativas devem ser enviadas à Secretaria do Tesouro Nacional, que avalia se libera ou não a transação. A Prefeitura espera resolver essas questões em até 45 dias.
Ainda não se sabe quanto cada projeto vai receber. O objetivo é que o empréstimo seja realizado em até 90 dias. O município pretende pagar juros conforme índice da taxa CDI + 4,90% ao ano, podendo quitar o empréstimo em 120 meses.
Atualmente, a Prefeitura de Maringá tem apenas um empréstimo, no valor de R$ 10 milhões. A quantia é referente ao financiamento do projeto Meu Campinho, e o dinheiro vem da Fomento Paraná, do Governo do Estado