TJ-PR mantém validade da reforma administrativa da Prefeitura de Maringá
Foto: Thiago Louzada/PMM

Decisão

TJ-PR mantém validade da reforma administrativa da Prefeitura de Maringá

Política por Wilame Prado/GMC Online em 18/02/2021 - 19:58

A Prefeitura de Maringá teve pedido de tutela de urgência recursal deferido pela desembargadora relatora Maria Aparecida Blanco de Lima, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná – 4ª Câmara Cível. Isso significa dizer que passa a valer, a partir desta quinta-feira (18), efeito suspensivo da ação popular agravada pelo vereador Rafael Roza (Pros) e que suspende a eficácia da Lei Complementar nº 1.269/2020.

A desembargadora justifica que documentação apresentada comprova que as nomeações em 2021 fossem controladas até o limite que não acarreta o aumento do valor nominal de gastos quando comparado com o valor nominal gasto na antiga Lei da Estrutura Administrativa LC n° 1074/2017 em maio de 2020, quando iniciou a vigência da LC n°173/2020, e que se isto acontecesse seriam implementadas as medidas de compensação previamente planejadas.

Há, conforme a decisão, indicação de que o aumento de despesas estimado com a Lei Municipal n° 1.269/2020 tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual e compatibilidade com o plano plurianual, existindo previsão de que o efetivo aumento nominal de despesas somente venha a ocorrer depois de 31/12/2021, ou seja, para o exercício de 2022, mediante compensações decorrentes de aumento de receita.

“O receio de dano grave e de difícil reparação emerge da evidência de que a suspensão dos efeitos da referida lei importará em prejuízo à Administração municipal, quanto a organização de seus serviços administrativos, atingindo inclusive a Secretaria da Saúde e outras relevantes pastas municipais, tendo o potencial de prejudicar os serviços prestados aos munícipes”, conclui a desembargadora.

À reportagem do GMC Online, o vereador Rafael Roza afirmou não ter sido notificado oficialmente e que avaliará o conteúdo do Agravo de Instrumento interposto pelo Município de Maringá e deferido hoje pelo TJ-PR.

“Ainda não fui notificado oficialmente sobre essa decisão e aguardarei a comunicação da Justiça. Reitero que minha intenção é preservar os recursos públicos e por isso farei uma análise mais profunda junto à minha equipe jurídica”, disse Roza.

Entenda o caso

A ação que buscava anular a reforma administrativa e criação de novos cargos no Executivo foi proposta pelo vereador Rafael Roza (Pros). De acordo com a petição, a reforma administrativa aumentou em mais de R$ 2 milhões a despesa anual com servidores comissionados e gratificações.

Na ação, o vereador sustenta que a reforma não poderia ser realizada enquanto está valendo a lei federal que restringe as contratações no serviço público por causa da pandemia. Em despacho inicial, o juízo deu prazo de 72 horas para prefeitura e prefeito se manifestarem. A prefeitura diz que não houve aumento de despesas.

A reforma administrativa da Prefeitura de Maringá passou sem dificuldades pela Câmara Municipal no final do ano passado. Na época, o prefeito disse que a reforma não aumentaria os gastos com servidores comissionados e gratificações.

Mas este ano o vereador novato Rafael Roza está questionando o projeto que os colegas dele da legislatura passada aprovaram. Nas contas do vereador, o aumento de gastos com cargos comissionados e gratificações será de mais de dois milhões de reais ao ano. Segundo Rafael Roza, a nova estrutura teve um aumento de 14 cargos comissionados e 17 funções gratificadas na comparação com a estrutura anterior.

Um detalhe é que foram criados 22 cargos de superintendente, abaixo do secretário municipal, com salário de pouco mais de oito mil reais. O vereador entrou com uma ação popular questionando o aumento de gastos, principalmente porque está em vigor uma lei federal que restringe contratações no serviço público enquanto durar o estado de calamidade em função da pandemia de coronavírus. É a Lei 173/2020 que diz no artigo 8 que é proibido “criar cargo, emprego ou função que implique aumento de despesa”.

No despacho inicial, o juiz Frederico Mendes Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, deu um prazo de 72 horas para que a Prefeitura de Maringá e o prefeito se manifestem.

O juiz escreveu nos autos que “Conquanto tenha a parte autora pugnado pela concessão liminar da tutela de urgência, tenho que a questão de fundo exige, excepcionalmente, demais esclarecimentos por parte do Poder Público. Isso porque, a despeito da juntada da lei impugnada, os elementos constantes dos autos não são suficientes para o exercício do juízo sumário, tampouco para o deslinde suficiente da questão trazida na petição inicial”.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade