Taxa de transmissão da Covid-19 está em queda em Maringá, aponta estudo
Imagem ilustrativa/foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pandemia

Taxa de transmissão da Covid-19 está em queda em Maringá, aponta estudo

Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 23/06/2021 - 21:05

A taxa de transmissão da Covid-19 está em queda desde o dia 18 deste mês em Maringá, segundo levantamento do ‘Observatório Covid-19’, formado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e UniCesumar. Na última quinta-feira, dia 17, a taxa de transmissão, chamada taxa R, estava em 1,31. O valor caiu para 1,26 na sexta-feira; 1,11 no sábado; 1,02 no domingo; 0,94 na segunda-feira e 0,86 nesta terça-feira.

A taxa R indica a média de pessoas que serão infectadas pelo novo coronavírus a partir de uma pessoa doente. Ou seja, a o valor 0,86 significa que cada 100 pessoas infectadas podem contaminar outras 86. Mesmo estando em queda, a taxa ainda é considerada alta.

Veja o gráfico:

Taxa de transmissão da Covid-19 está em queda em Maringá (Fonte: Observatório Covid-19)
Taxa de transmissão da Covid-19 está em queda em Maringá (Fonte: Observatório Covid-19)

No início de junho, a taxa de transmissão chegou a 1,38 em Maringá, segundo o estudo.

De acordo com Guaracy Silva, presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem e coordenador do Observatório Covid-19 Maringá, a taxa R abaixo de 1 é um sinal de que o contágio tende à estabilidade. Quando o valor é igual ou maior do que 1, o controle da transmissão do vírus é mais difícil.

“Percebemos uma tendência de queda na taxa de transmissão em Maringá. O ideal é que seja menor que 1, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) fala em menor que 0,8. […] Felizmente, essa taxa começou a cair a partir da segunda quinzena de junho, em especial no dia 18, e vem caindo de forma gradativa e consistente. Atualmente, está em 0,86, no dia 22 de junho. É um alento, um sinal de que a transmissão está ocorrendo em uma velocidade ainda sob controle, embora todos os cuidados se façam necessários. A situação continua crítica, a taxa de ocupação dos hospitais é muito alta, mas sem dúvida nenhuma é uma boa notícia”, detalha.

O estudo do ‘Observatório Covid-19’ reúne dados da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Universidade Johns Hopkins. A análise foi feita por Ícaro da Costa, pós-graduando em Biotecnologia Ambiental.

Covid-19 em Maringá

Segundo o boletim desta quarta-feira (23), Maringá soma 52.213 casos positivos de coronavírus desde o início da pandemia. Desses, 47.936 já estão recuperados, 3.006 estão com o vírus ativo (em isolamento domiciliar ou internados) e 1.271 morreram por complicações da doença. Clique aqui e veja os detalhes.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade