Sismmar busca conciliação para evitar as demissões no Samu de Maringá
Reprodução GMC Online.

Saúde

Sismmar busca conciliação para evitar as demissões no Samu de Maringá

Cidade por Walter Téle Menechino/GMC Online em 12/01/2026 - 14:11

A maioria dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maringá optou por cumprir o aviso prévio de 23 dias – outra opção é trabalhar 30 dias e sair duas horas antes da jornada para procurar um novo emprego. A informação é do advogado do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar), Bruno Schmidt.

Na tarde de sexta-feira, 9, dia que foi anunciada a extinção dos 50 cargos do Samu Maringá, o Sismmar teve uma reunião online com o Ministério Público do Trabalho. Participaram o advogado Schmidt, a presidente do sindicato, Iraídes Baptistoni, e um grupo de cerca de 20 servidores. O próximo passo deverá ser uma reunião com a Prefeitura.

Schmidt admite que “a situação é complexa”, mas acredita que seja possível uma conciliação. Sugere, por exemplo, o reaproveitamento do pessoal do Samu em outros cargos. “O pessoal é concursado, experiente e qualificado. E é evidente que faltam atendentes, enfermeiros, médicos e motoristas na estrutura de saúde do Município”.

Um eventual embate judicial tende a protelar o caso. Pelo fato dos servidores serem concursados em regime celetista – e não estatutário -, permite a demissão, decorrente da extinção dos 50 cargos. Mas o advogado do sindicato faz um reparo: “O contrato do pessoal prevê a demissão no caso da extinção do Samu. Não especifica que se trata do Samu de Maringá. E o Samu continua existindo “.

O secretário-executivo do Proamusep – Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep, Lucas Giovani Freitas, responsável pela gestão do Samu Regional, que nesta segunda-feira, 12, estava em Curitiba, tem garantido que os serviços não sofrerão nenhum tipo de problema. “Nos preparamos para essa situação, pois sabíamos que mais cedo ou mais tarde iria ocorrer”, disse.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade