Silvio Barros apresenta notícia-crime na PF para identificar e punir os responsáveis pelo áudio criado por inteligência artificial
Redes Sociais

Cybercrime

Silvio Barros apresenta notícia-crime na PF para identificar e punir os responsáveis pelo áudio criado por inteligência artificial

Política por Portal GMC Online em 20/01/2024 - 11:30

Silvio Barros apresentou notícia-crime na Polícia Federal (PF) para investigar, identificar e punir os responsáveis pela produção e divulgação do áudio fraudulento criado por inteligência artificial. A denúncia foi protocolada nesta sexta-feira, 19.

No dia 12 de Janeiro, um áudio criado por inteligência artificial, atribuído a Silvio Barros, circulou em grande escala por aplicativos de troca de mensagens em Maringá. O assunto foi reproduzido em sites e portais de notícias da cidade.

“Os fatos narrados possuem impacto grave e imediato na opinião pública e eleitorado, podendo resultar em efeitos deletérios irreversíveis para a legitimidade do pleito municipal”, traz o documento.

Pré-candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros lidera todos os cenários das pesquisas das últimas pesquisas na cidade. “Liderando as pesquisas, observa-se que o noticiante é alvo de criminosos que intentam ludibriar o eleitorado, fazendo-se crer que não concorreria ao cargo de prefeito”, ressalta o texto.

O documento alerta que o ano de 2024 será palco de intensas interferências do uso da Inteligência Artificial no pleito eleitoral, mediante divulgações constantes de fake news e que o tema já é objeto de atenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Os novos mecanismos de deepfake, como ficaram conhecidos, serão frequentes no Brasil, merecendo atenção e atuação vigorosa das autoridades investigativas.”

Por meio de assessoria de comunicação, o Progressista de Maringá, classificou o áudio como “mau uso da Inteligência Artificial para a produção de fakenews” e afirmou que iria solicitar providências jurídicas à Justiça Eleitoral e a Polícia para identificar os produtores e divulgadores dos áudios inverídicos.

Por assessoria 

Acesse Portal GMC

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade