Sesduem aprova indicativo de greve para dia 2 de dezembro
Fotos: Sesduem

Contra a Reforma

Sesduem aprova indicativo de greve para dia 2 de dezembro

Educação por Victor Simião em 26/11/2019 - 17:06

Sindicato é o dos professores da Universidade Estadual de Maringá. Outro sindicato que representa os técnicos da instituição também já aprovou o indicativo. Se não houver negociação greve começa na próxima semana. 

A Seção Sindical da UEM, sindicato que reúne os professores da Universidade Estadual de Maringá, aprovou o indicativo de greve para o dia 02 de dezembro. A decisão foi tomada nesta terça-feira (26), em um assembleia realizada em uma associação. Esta é a segunda entidade sindical que reúne servidores da UEM, a aprovar um indicativo. Na semana passada, foi o Sinteemar.

O motivo é a proposta de Reforma da Previdência do Governo Estadual. O Governo diz que tem havido rombos nas contas públicas, e que a reforma da Previdência l é uma forma de resolver essa questão. Os sindicatos discordam, apontando haver um ataque. Entre outros exemplos dados está a necessidade de contribuição de aposentados que ganhem a partir de dois salários mínimos. Atualmente, só quem é obrigado a contribuir é quem recebe acima do teto, de R$ 5.839. O Governo do Paraná também quer criar idade mínima para os servidores se aposentarem.

Na prática funciona assim: o indicativo é a greve pré-aprovada. Como há uma data de início para a paralisação, os sindicatos esperam que o Governo, nesse meio tempo, se manifeste para negociar. Essa conversa ainda não aconteceu.

Uma assembleia está marcada para decidir o início da greve ou não na manhã de segunda-feira (02), diz Edmilson Silva, presidente da Sesduem. Ele espera que o Governo abra negociação.

Neste ano, a gestão Ratinho Jr já viveu greve nas escolas públicas e nas universidades estaduais. Nas escolas, durou duas semanas, entre junho e julho. Nas instituições de ensino superior, mais de um mês, entre final de junho e começo de agosto.

No caso das universidades, há um desgaste desde a gestão anterior. Servidores têm dito que não tem havido reposição salarial como deveria - além de ataques contra a educação pública.

No fim de semana, a APP Sindicato, que reúne servidores das escolas públicas, aprovou também o indicativo de greve para o dia 02 de dezembro. A decisão dessa entidade tem um peso significativo no estado. É que a APP é considerada o sindicato mais forte e mobilizado no Paraná. Para o bem ou para o mal, quando os filiados paralisam, o impacto é sentido.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade